Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6772
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Compreensão leitora: um estudo sobre o ensino e a aprendizagem da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental |
Authors: | Oliveira, Rosângela Ribeiro de |
Abstract: | Este trabalho chama a atenção principalmente para a compreensão leitora nas séries iniciais do ensino fundamental. Ler é adentrar em mundos possíveis. É questionar a realidade para compreendê-la melhor, é assumir a cidadania no mundo da escrita. O objetivo principal do trabalho foi, investigar a importância da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental, tendo como recorte o ensino da compreensão leitora. A pesquisa foi feita de forma qualitativa e procurou-se detalhar tópicos sobre como ensinar a ler e a compreender o que está lendo, optando em privilegiar a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. O instrumento utilizado foi a entrevista semi-estruturada. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras das séries iniciais do ensino fundamental, sendo duas da terceira série e duas da quarta série, de escolas distintas. As categorias da pesquisa foram: o desenvolvimento da leitura em sala de aula; a importância da leitura; a metodologia utilizada; a análise do processo de leitura; e as dificuldades encontradas. Os principais resultados da pesquisa foram: existe um consenso de que o desenvolvimento da leitura é fundamental e que ela é necessária para o processo da compreensão; todas as participantes utilizam a produção de texto, mas cada uma tem o seu método próprio de ensinar a leitura; faltam profissionais capacitados nas bibliotecas para que o aprendiz tenha interesse pela leitura; e a família é parte essencial para estimular o hábito da leitura. Por fim, deve-se enfatizar que, quando não há uma compreensão leitora do que foi lido, todo o trabalho do professor fica estagnado, ficando impossível um aprofundamento no conteúdo. O conhecimento atualmente disponível recomenda uma revisão da metodologia e aponta para a necessidade de repensar teorias e práticas referentes à compreensão leitora. |
Keywords: | Leitura Compreensão leitora Método de leitura |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6772 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20412189.pdf | 332.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.