Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6776
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A construção de valores na criança |
Authors: | Carvalho, Olívia Duarte de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Serpa, Maria da Glória |
Abstract: | A presente pesquisa é uma reflexão sobre a temática da construção de valores na criança no âmbito escolar, com crianças de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental. Buscou-se identificar a importância e o papel do valores, às suas contribuições e os alcances para a educação, bem como as dificuldades encontradas, no trabalho com os valores nas escolas. Foram pesquisados autores que trataram de uma abordagem sobre valores nos aspectos educacionais e alguns do ponto de vista da ética planetária. Foram também utilizadas muitas informações do Parâmetro Curricular Nacional de Ética. Aliado à esse estudo teórico foi realizado um estudo de campo, em uma escola pública da região administrativa do Guará, sob a perspectiva de uma pesquisa qualitativa com características do estudos descritivos e exploratórios. Nesse sentido a pesquisa procurou verificar a partir das manifestações dos sujeitos implicados aspectos que fossem de relevância para a pesquisa. Foram colocados em questão as opiniões e as experiências profissionais dos professores pesquisados sobre o trabalho de construção de valores nas escolas. Participaram da pesquisa ao todo seis professores com experiência em média de 20 anos. Foi verificado a importância da construção de valores com as crianças onde obtivemos que é fundamental para a formação do ser humano e que a escola que visa o desenvolvimento integral do aluno, não consegue isso, sem dar importância ao trabalho com os valores. Outro aspecto verificado na pesquisa,foi o papel dessa construção. Os professores confirmaram o estudo teórico que abordou os valores numa concepção de cidadania, ressaltando que uma construção de valores é responsável pela formação de atitudes levando à cidadania. Foram analisados os principais valores trabalhados pelos professores e sua incidência. Outro aspecto analisado foi como os professores se dedicam, de que forma e em que momentos, à essa construção. compreendendo-se então que o trabalho com valores passa primeiro pelo campo da prática nas próprias atitudes dos professores e alunos, não somente por uma exposição oral. Foram verificados a relação professor-aluno e os alcances e as dificuldades na construção de valores. Frente aos resultados obtidos refletiu-se que a construção de valores é importante para a educação tanto para uma formação que não se preocupe somente com os conteúdos, mas também com o desenvolvimento moral, que integre os valores. Alcançando assim, melhoria no âmbito escolar, contribuindo para desenvolver uma cultura pautada em valores. |
Keywords: | Valor Construção de valor Educação |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6776 |
Issue Date: | 2007 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20362624.pdf | 107.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.