Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6778
metadata.dc.type: TCC
Title: Processo de inclusão do deficiente visual - limites e avanços
Authors: Oliveira, Renata Cruz de
metadata.dc.contributor.advisor: Montenegro, Maria Eleusa
Abstract: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o atendimento nas escolas dentro do processo de inclusão. Nesse aspecto, pretendeu- se perceber se os professores estão qualificados para a inclusão escolar do deficiente visuais; quais as condições apresentadas em seu ambiente escolar; o trabalho desenvolvido pelos professores; e sua adaptação nas séries iniciais. Teve como metodologia um estudo de caso a pesquisa qualitativa que tem o ambiente natural como fonte dos dados e o pesquisador como instrumento. Os participantes foram três professoras do ensino fundamental de uma escola pública do Plano Piloto e o instrumento utilizado foi a entrevista. As especificações das categorias escolhidas foram: inclusão escolar: adequação das instalações: o trabalho desenvolvido: dificuldades encontradas: resultados positivos encontrados: formação dos professores; e sugestões apresentadas. Desse modo, podemos concluir depois do acima exposto, que a luta pelo respeito às diferenças se faz presente, ainda que não do jeito pretendido, ou seja, de modo que haja o completo respeito pelas singularidades. De toda sorte, podemos notar que essa luta e empreendimento por uma educação mais justa e com igualdade de oportunidades se faz presente e em contínuo avanço.
Keywords: Deficiente visual
Inclusão
Educação
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6778
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20213679.pdf168.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.