Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6782| metadata.dc.type: | TCC | 
| Title: | Dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental | 
| Authors: | Ceresa, Daniela Mazo Chiarato | 
| metadata.dc.contributor.advisor: | Montenegro, Maria Eleusa | 
| Abstract: | A alfabetização é realizada através do processo de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental sendo que, neste processo, podem ocorrer problemas de aprendizagem na aquisição da leitura e da escrita. Esta pesquisa é um estudo referente às dificuldades de aprendizagem na leitura, em crianças do ensino fundamental. Foi enfatizado o processo de alfabetização nas série iniciais, e as teorias referentes a este processo. O referencial teórico contribuiu com a busca por informações esclarecendo, no decorrer da pesquisa, as dúvidas. Neste trabalho, a intenção foi investigar as dificuldades de leitura no processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental e as soluções encontradas na superação desse problema. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa que ajuda a identificar questões e entender porque elas são importantes. O instrumento utilizado foi uma entrevista semi-estruturada, com questões diretas, partindo da questão gerativa, contudo, centrou-se nos objetivos específicos. Foram entrevistadas quatro professoras da rede particular de ensino do Distrito Federal. Os principais resultados obtidos nesta pesquisa enfatizaram a importância de avaliar o aluno para identificar o grau de sua dificuldade. Como dificuldades mais freqüentes foram apresentadas as trocas de fonemas, interpretação, falta de atenção e dislexia. As sugestões apresentadas pelas professoras foram que é preciso estimular o aluno constantemente com atividades variadas e lúdicas; fazer uma parceria escola e família; ou, de acordo com sua dificuldade, buscar ajuda especializada de um psicopedagogo. Concluindo, foi verificado que as dificuldades de aprendizagem na leitura são importantes e precisam ser sanadas para que o processo de aprendizagem aconteça e seja tranqüilo, pois ler é um ato de sabedoria. | 
| Keywords: | Leitura Aprendizagem Dificuldade de aprendizagem | 
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6782 | 
| Issue Date: | 2006 | 
| Appears in Collections: | PED - Graduação | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 20436456.pdf | 138.7 kB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
