Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6782
metadata.dc.type: TCC
Title: Dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental
Authors: Ceresa, Daniela Mazo Chiarato
metadata.dc.contributor.advisor: Montenegro, Maria Eleusa
Abstract: A alfabetização é realizada através do processo de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental sendo que, neste processo, podem ocorrer problemas de aprendizagem na aquisição da leitura e da escrita. Esta pesquisa é um estudo referente às dificuldades de aprendizagem na leitura, em crianças do ensino fundamental. Foi enfatizado o processo de alfabetização nas série iniciais, e as teorias referentes a este processo. O referencial teórico contribuiu com a busca por informações esclarecendo, no decorrer da pesquisa, as dúvidas. Neste trabalho, a intenção foi investigar as dificuldades de leitura no processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental e as soluções encontradas na superação desse problema. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa que ajuda a identificar questões e entender porque elas são importantes. O instrumento utilizado foi uma entrevista semi-estruturada, com questões diretas, partindo da questão gerativa, contudo, centrou-se nos objetivos específicos. Foram entrevistadas quatro professoras da rede particular de ensino do Distrito Federal. Os principais resultados obtidos nesta pesquisa enfatizaram a importância de avaliar o aluno para identificar o grau de sua dificuldade. Como dificuldades mais freqüentes foram apresentadas as trocas de fonemas, interpretação, falta de atenção e dislexia. As sugestões apresentadas pelas professoras foram que é preciso estimular o aluno constantemente com atividades variadas e lúdicas; fazer uma parceria escola e família; ou, de acordo com sua dificuldade, buscar ajuda especializada de um psicopedagogo. Concluindo, foi verificado que as dificuldades de aprendizagem na leitura são importantes e precisam ser sanadas para que o processo de aprendizagem aconteça e seja tranqüilo, pois ler é um ato de sabedoria.
Keywords: Leitura
Aprendizagem
Dificuldade de aprendizagem
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6782
Issue Date: 2006
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20436456.pdf138.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.