Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6794
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação: um caminho para a aprendizagem
Authors: Souza, Paula Aragão Hastenreiter de
metadata.dc.contributor.advisor: Serpa, Maria da Glória Noronha
Abstract: A presente pesquisa é uma reflexão sobre a temática da avaliação da aprendizagem desenvolvida nas séries iniciais do ensino fundamental da escola particular, objetivando em linhas gerais analisar como acontece atualmente a avaliação da aprendizagem nas escolas das séries iniciais. Para tanto, teve como estudo teórico Lukesi (2003), PCNs (1997), Libâneo (1994), Sousa (1991), Romão, (1998), Rabelo (1998), Salinas (2004) Hoffmann (2000), Ferreira (2004), Cordeiro (2007) Silva (2003) entre outros que elaboraram teorias sobre concepções e processos de avaliação. Realizou-se também uma pesquisa de campo em uma escola particular. Participaram da pesquisa cinco professores. Em síntese, pode-se concluir que a maioria dos professores parece ainda orientar-se pela perspectiva de uma avaliação crítica concebida com um juízo de valores sobre o processo de aprendizagem e, assim, busca avaliar seus alunos diariamente por meio de diversas atividades e com diferentes instrumentos. Há, contudo, alguns professores que ainda buscam maneiras tradicionais de avaliar seus alunos parecendo recair na perspectiva quantitativa de medida de conhecimentos. Sendo a avaliação um tema de grande importância no processo ensino-aprendizagem, recomendamos, diante dos resultados, uma ampliação da pesquisa desta temática, a fim de se orientar e utilizar a avaliação de maneira contínua e sistêmica.
Keywords: Avaliação
Aprendizagem
Aluno
Professor e educação
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6794
Issue Date: 2007
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20461751.pdf89.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.