Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6795
metadata.dc.type: TCC
Title: O lúdico na matemática como recurso metodológico da aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental
Authors: Araújo, Mariana Barbosa dos Santos de
metadata.dc.contributor.advisor: Serpa, Maria da Glória Noronha
Abstract: A presente monografia constitui-se em uma análise acercadas atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem da matemática. O método dialético, utilizado nesta pesquisa bibliográfica, demonstra a importância da ludicidade no ensino da matemática e de ser esta aliada do educador e de suas propostas de ensino, visando sempre estabelecer relações entre criança, jogo e educação como fatores de socialização e construção do conhecimento. Nesse sentido, o lúdico é encarado como fundamental recurso metodológico no processo de ensino matemático. Em um segundo momento reforça-se o conceito da importância do lúdico na matemática e a possibilidade do jogo contribuir, na teoria e na prática, onde o lúdico passa a ser encarado com respeito e seriedade no decorrer das atividades em sala de aula. A pesquisa bibliográfica é a metodologia escolhida para o desenvolvimento do tema aleito para o presente estudo, sendo reforçada pela observação e pela experiência profissional de nove anos de séries iniciais do ensino fundamental numa escola particular na região administrativa do Distrito Federal, situada na Asa Sul. O lúdico assume assim papel fundamental neste redimensionamento das relações de ensino-aprendizagem que se estabelecem no âmbito escolar, já que não se pode de nenhuma maneira, dissociar a alegria do ato educativo, sob pena de transformá-lo em um processo frenador da criatividade humana.
Keywords: Lúdico
Matemática
Ensino-aprendizagem
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6795
Issue Date: 2007
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20487101.pdf134.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.