Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6795
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O lúdico na matemática como recurso metodológico da aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental |
Authors: | Araújo, Mariana Barbosa dos Santos de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Serpa, Maria da Glória Noronha |
Abstract: | A presente monografia constitui-se em uma análise acercadas atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem da matemática. O método dialético, utilizado nesta pesquisa bibliográfica, demonstra a importância da ludicidade no ensino da matemática e de ser esta aliada do educador e de suas propostas de ensino, visando sempre estabelecer relações entre criança, jogo e educação como fatores de socialização e construção do conhecimento. Nesse sentido, o lúdico é encarado como fundamental recurso metodológico no processo de ensino matemático. Em um segundo momento reforça-se o conceito da importância do lúdico na matemática e a possibilidade do jogo contribuir, na teoria e na prática, onde o lúdico passa a ser encarado com respeito e seriedade no decorrer das atividades em sala de aula. A pesquisa bibliográfica é a metodologia escolhida para o desenvolvimento do tema aleito para o presente estudo, sendo reforçada pela observação e pela experiência profissional de nove anos de séries iniciais do ensino fundamental numa escola particular na região administrativa do Distrito Federal, situada na Asa Sul. O lúdico assume assim papel fundamental neste redimensionamento das relações de ensino-aprendizagem que se estabelecem no âmbito escolar, já que não se pode de nenhuma maneira, dissociar a alegria do ato educativo, sob pena de transformá-lo em um processo frenador da criatividade humana. |
Keywords: | Lúdico Matemática Ensino-aprendizagem |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6795 |
Issue Date: | 2007 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20487101.pdf | 134.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.