Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6801
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Silva, Edineide Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-19T18:48:41Z | - |
dc.date.available | 2015-06-19T18:48:41Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6801 | - |
dc.description.abstract | O professor deve compreender a aprendizagem, o desenvolvimento e as dificuldades de aprendizagem das crianças das séries iniciais. A dislexia este foi o tema escolhido para este trabalho de conclusão do curso de graduação. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar o trabalho do professor com a criança disléxica. O enfoque desta monografia foi voltado para a abordagem qualitativa, pois houve o contato direto do pesquisador com o ambiente e com a situação que estava sendo investigada, através do trabalho de campo. Este trabalho ocorreu em uma escola pública do Distrito Federal localizada na região administrativa do Paranoá, cujos participantes foram 4 docentes das séries iniciais do ensino fundamental. O instrumento utilizado foi questionário. As categorias selecionadas para a organização, análise e discussão dos dados coletados foram: conceituação de dislexia; interferência da dislexia na aprendizagem; características da dislexia; procedimentos diante do aluno disléxico; e escola/ família no trabalho com a dislexia. Professora :Buscou maiores informações sobre a Dislexia;Procurou trabalhar as diferenças com a turma, obtendo melhor compreensão do comportamento da criança;O aluno teve concentração por mais tempo;Melhor relacionamento com os colegas;Participação ativa das atividades propostas.Resultados Como consideração final, pode-se dizer que foi possível verificar a importância do desenvolvimento da criança em sala de aula e o entusiasmo em querer saber mais. Quando isso ocorre, a criança começa a adquirir, também, a capacidade de viver em grupo, posicionar-se melhor diante dos problemas e encontrar alternativas ou respostas, dentro das necessidades. A partir disso, a criança começa a assumir sua função de cidadã dentro da sociedade. É importante a adoção de metodologias de ensino, por parte dos educadores, para o estímulo dessas habilidades. Sugere-se aos professores que explorem e estimulem, ainda mais, as crianças que possuem essa dificuldade de aprendizagem - a dislexia. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T18:48:41Z No. of bitstreams: 1 20312870.pdf: 132818 bytes, checksum: 5bc066a04687284c55db5e2f3c93173d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-19T18:48:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20312870.pdf: 132818 bytes, checksum: 5bc066a04687284c55db5e2f3c93173d (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Dificuldade de aprendizagem nas séries iniciais a Dislexia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2007 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20312870.pdf | 129.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.