Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6801
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorSilva, Edineide Pereira da-
dc.date.accessioned2015-06-19T18:48:41Z-
dc.date.available2015-06-19T18:48:41Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6801-
dc.description.abstractO professor deve compreender a aprendizagem, o desenvolvimento e as dificuldades de aprendizagem das crianças das séries iniciais. A dislexia este foi o tema escolhido para este trabalho de conclusão do curso de graduação. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar o trabalho do professor com a criança disléxica. O enfoque desta monografia foi voltado para a abordagem qualitativa, pois houve o contato direto do pesquisador com o ambiente e com a situação que estava sendo investigada, através do trabalho de campo. Este trabalho ocorreu em uma escola pública do Distrito Federal localizada na região administrativa do Paranoá, cujos participantes foram 4 docentes das séries iniciais do ensino fundamental. O instrumento utilizado foi questionário. As categorias selecionadas para a organização, análise e discussão dos dados coletados foram: conceituação de dislexia; interferência da dislexia na aprendizagem; características da dislexia; procedimentos diante do aluno disléxico; e escola/ família no trabalho com a dislexia. Professora :Buscou maiores informações sobre a Dislexia;Procurou trabalhar as diferenças com a turma, obtendo melhor compreensão do comportamento da criança;O aluno teve concentração por mais tempo;Melhor relacionamento com os colegas;Participação ativa das atividades propostas.Resultados Como consideração final, pode-se dizer que foi possível verificar a importância do desenvolvimento da criança em sala de aula e o entusiasmo em querer saber mais. Quando isso ocorre, a criança começa a adquirir, também, a capacidade de viver em grupo, posicionar-se melhor diante dos problemas e encontrar alternativas ou respostas, dentro das necessidades. A partir disso, a criança começa a assumir sua função de cidadã dentro da sociedade. É importante a adoção de metodologias de ensino, por parte dos educadores, para o estímulo dessas habilidades. Sugere-se aos professores que explorem e estimulem, ainda mais, as crianças que possuem essa dificuldade de aprendizagem - a dislexia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T18:48:41Z No. of bitstreams: 1 20312870.pdf: 132818 bytes, checksum: 5bc066a04687284c55db5e2f3c93173d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-19T18:48:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20312870.pdf: 132818 bytes, checksum: 5bc066a04687284c55db5e2f3c93173d (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.titleDificuldade de aprendizagem nas séries iniciais a Dislexiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.date.criacao2007-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20312870.pdf129.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.