Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6801
metadata.dc.type: TCC
Title: Dificuldade de aprendizagem nas séries iniciais a Dislexia
Authors: Silva, Edineide Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor: Montenegro, Maria Eleusa
Abstract: O professor deve compreender a aprendizagem, o desenvolvimento e as dificuldades de aprendizagem das crianças das séries iniciais. A dislexia este foi o tema escolhido para este trabalho de conclusão do curso de graduação. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar o trabalho do professor com a criança disléxica. O enfoque desta monografia foi voltado para a abordagem qualitativa, pois houve o contato direto do pesquisador com o ambiente e com a situação que estava sendo investigada, através do trabalho de campo. Este trabalho ocorreu em uma escola pública do Distrito Federal localizada na região administrativa do Paranoá, cujos participantes foram 4 docentes das séries iniciais do ensino fundamental. O instrumento utilizado foi questionário. As categorias selecionadas para a organização, análise e discussão dos dados coletados foram: conceituação de dislexia; interferência da dislexia na aprendizagem; características da dislexia; procedimentos diante do aluno disléxico; e escola/ família no trabalho com a dislexia. Professora :Buscou maiores informações sobre a Dislexia;Procurou trabalhar as diferenças com a turma, obtendo melhor compreensão do comportamento da criança;O aluno teve concentração por mais tempo;Melhor relacionamento com os colegas;Participação ativa das atividades propostas.Resultados Como consideração final, pode-se dizer que foi possível verificar a importância do desenvolvimento da criança em sala de aula e o entusiasmo em querer saber mais. Quando isso ocorre, a criança começa a adquirir, também, a capacidade de viver em grupo, posicionar-se melhor diante dos problemas e encontrar alternativas ou respostas, dentro das necessidades. A partir disso, a criança começa a assumir sua função de cidadã dentro da sociedade. É importante a adoção de metodologias de ensino, por parte dos educadores, para o estímulo dessas habilidades. Sugere-se aos professores que explorem e estimulem, ainda mais, as crianças que possuem essa dificuldade de aprendizagem - a dislexia.
Keywords: Aprendizagem
Dislexia
Dificuldade de aprendizagem
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6801
Issue Date: 2007
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20312870.pdf129.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.