Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6804
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Formação de professores na educação inclusiva |
Authors: | Santos, Lígia Ramos dos |
metadata.dc.contributor.advisor: | Montenegro, Maria Eleusa |
Abstract: | O crescimento do processo de inclusão educacional de alunos com necessidades educacionais especiais é evidente e, a partir daí, surge a preocupação com as estruturas envolvidas neste processo. O ingresso de um maior número de alunos com necessidades especiais, assim como sua permanência nas escolas de séries iniciais, a ampliação dos serviços, a criação de cursos de especialização para professores que desejam atuar no processo educacional inclusivo e o descaso dos governantes, são alguns dos aspectos que impulsionaram a realização deste trabalho, com o intuito principal de conhecer a formação de professores na educação inclusiva e suas atuações diante das diversidades apresentadas pelos alunos, com necessidades educacionais especiais. O presente trabalho tem, portanto, como objetivo investigar a formação dos professores das séries iniciais para atuarem na educação inclusiva. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de qualitativa, dando ênfase à leitura da qualidade dos dados encontrados, com a participação de cinco professores que atuam na educação inclusiva. Os resultados obtidos neste trabalho foram que a educação inclusiva é aquela onde existe o respeito às diversidades dos alunos dando a esses um atendimento especial, criando adaptações às suas necessidades educacionais. No entanto, o trabalho em questão, mostrou o descaso dos governantes para com a educação inclusiva, assim como uma falta de qualidade na formação de professores para atuarem nessa área. Portanto faz-se necessária criação de cursos de especialização em educação inclusiva e uma maior participação dos governantes, objetivando melhorias nos serviços oferecidos a alunos com necessidades educacionais especiais. |
Keywords: | Especial Metodologia utilizada Educação especial Educação inclusiva Necessidade educacional especial Entendimento sobre educação inclusiva e sua inclusão no ensino fundamental, na sala de aula |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6804 |
Issue Date: | 2007 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20412053.pdf | 133.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.