Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6810
metadata.dc.type: TCC
Title: A contribuição da leitura para a formação de leitores críticos e reflexivos
Authors: Novaes, Marisa Paiva
metadata.dc.contributor.advisor: Montenegro, Maria Eleusa
Abstract: A escola é considerada a principal instituição responsável em repassar conhecimentos para a formação dos educandos e, neste sentido, surgiu a necessidade de compreender a importância e contribuições que a leitura pode trazer para a formação de leitores críticos e reflexivos e quais as metodologias são utilizadas pelos professores nesse processo. A leitura pode ser um importante instrumento de conscientização e de transformação das estruturas sociais. Esta Monografia baseou-se em um estudo de caso qualitativo e foi realizada em duas escolas públicas das regiões administrativas de Ceilândia e Plano Piloto. O instrumento de pesquisa escolhido foi a entrevista, aplicada a quatro professores das séries iniciais do ensino fundamental, buscando-se compreender quais as contribuições e dificuldades encontradas no processo de formação do leitor crítico e reflexivo. As categorias escolhidas para análise e discussão dos dados foram: contribuições da leitura no processo de aprendizagem; objetivos ou competências e habilidades trabalhadas; trabalhos e atividades realizados; tipos de leituras utilizados; contribuições do educador para a leitura; e dificuldades encontradas. Os resultados da pesquisa enfatizam que: a leitura e a interpretação do texto podem favorecer o enriquecimento do vocabulário e das informações; os professores trabalham com métodos semelhantes para a realização da leitura, como, por exemplo, a produção de texto, questionamentos, dentre outros; a maioria dos professores utiliza diversos materiais de leitura para que o aluno manuseie e tenha a leitura incentivada; o professor deve estimular seus alunos ao hábito da leitura e, para isto, a sala deve ter um ambiente propício e estimulador à leitura; e uma das dificuldades encontradas para o incentivo à leitura foi a falta da participação dos pais, a qual é essencial para o incentivo e aprendizagem do educando. Portanto, o desenvolvimento deste trabalho, pretende-se relacionar a teoria com a prática através do estudo de caso, em que a leitura pode torna-se uma prática constante e social, em que os professores de todas as áreas têm um papel fundamental na construção de leitores competentes, capazes, estimulando a leitura como caminho de construção do saber e da cidadania.
Keywords: Leitura
Leitura reflexiva
Leitura crítica
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6810
Issue Date: 2007
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20511990.pdf135.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.