Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6811
metadata.dc.type: TCC
Title: Método de alfabetização natural
Authors: Nucci, Luíza de Fátima dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Montenegro, Maria Eleusa
Abstract: O método natural de alfabetização, por se tratar de um proposta construtivista, que considera a educação e o aprendizado processos formados pelos próprios alunos, poderá vir a auxiliar os profissionais de educação, mostrando outras maneiras de se educar, considerando a personalidade e particularidade de cada educando. Este trabalho teve por objetivo principal conhecer o processo de alfabetização natural com vistas a oferecer subsídios aos professores em sua prática pedagógica. Para o desenvolvimento do tema proposto foi escolhida como metodologia de pesquisa pressupostos da abordagem qualitativa. Para tanto, foram realizadas a observação em turmas de 1º ano e aplicados questionários com três professores alfabetizadores, adeptos do método natural. As categorias escolhidas para este trabalho, referente ao questionário foram: motivo de escolha do método; pontos positivos e preferência por outro método de alfabetização; dificuldades encontradas; formação continuada; preferência por um método de alfabetização; e média de alunos existentes nas turmas. As categorias escolhidas referentes à observação foram: desenvolvimento do Método Natural; iferenciações e vantagens em relação a outros métodos; e dificuldades encontradas durante a aplicação do método; os principais resultados desse trabalho em relação aos professores foram que: o aprendizado é realizado de maneira lúdica, partindo das vivências dos próprios alunos; respeita a individualidade do aluno; existência de atividades diferenciadas que proporcionam o desenvolvimento integral do educando. E os resultados em relação aos alunos foram: a ênfase ao trabalho fonético, utilizam como atividades principais a “preguicinha” e “caçada”; respeitam a estimulação da criança, o trabalho é realizado em grupos; conciliam o trabalho individual e o coletivo e instigam a curiosidade e o interesse. Como considerações finais pode-se perceber que nesse método o aluno exploram a palavra como um todo, sem dividi-la em sílabas, o método fonético é bastante utilizado. Esta monografia foi muito relevante para essa pesquisadora por ampliar seus conhecimentos a respeito das facilidades e dificuldades encontradas na aplicação do método natural.
Keywords: Alfabetização
Método natural
Alfabetização natural
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6811
Issue Date: 2007
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20532266.pdf444.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.