Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6821
metadata.dc.type: Monografia
Title: A preparação do futuro professor para lidar com o Bullying
Authors: Vieira, Gabrielle Teixeira
Abstract: O presente estudo refere-se à “Preparação do futuro professor para lidar com o bullying”, consistindo em uma pesquisa de campo de natureza qualitativa. Tem como objetivo investigar a qualidade da formação dos futuros profissionais no que se refere ao conhecimento e à capacidade para lidar com o problema de Bullying nas escolas. Para coleta de dados, foi escolhido como instrumento de pesquisa o questionário, voltado para seis educadores em processo de formação. As categorias para organização, análise e discussão dos dados foram: conhecimento acerca do Bullying; ações realizadas diante de casos de Bullying; providências preventivas da escola; formas de abordagem do problema; escola e pais no combate ao Bullying e preparação dos futuros professores. Os resultados da pesquisa apresentaram que o fenômeno bullying possui diversas características/manifestações (agressão verbal e física, insultos, apelidos pejorativos, dentre outros) e consequências altamente dolorosas para as partes envolvidas; são várias as causas que o geram, mas as conseqüências, muitas vezes, culminam em tragédias sociais como assassinatos, suicídios e anulação do sujeito em relação a sua auto-estima. Destaca-se ainda que a participação da família e suas atitudes no dia a dia são extremamente importantes. Esta, juntamente com a escola, deve ter um olhar e cuidados especiais, pois o bullying desencadeia problemas diferentes em cada indivíduo, sendo necessária muita dedicação no seu trato. Defende-se também neste trabalho que a principal forma para combater o bullying é a conscientização baseada no respeito mútuo, na ética e na cidadania, ou seja, no respeito entre os indivíduos.
Keywords: Bullying
Agressão
Violência na escola
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6821
Issue Date: 2009
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20745522.pdf312,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.