Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6825
metadata.dc.type: TCC
Title: A surdez, a inclusão educacional e a formação do professor: um estudo nas séries iniciais do ensino fundamental
Authors: Murussi, Amanda da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Montenegro, Maria Eleusa
Abstract: O objetivo desse trabalho foi investigar a formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental para se trabalhar com a inclusão do aluno surdo, ou seja, analisar a formação que o professor recebe da instituição de ensino superior para realizar o trabalho com esse aluno. Para a concretização desse objetivo, foi utilizada a pesquisa qualitativa, que pode ser considerada como o estudo de temas no seu cenário natural, buscando-se interpretá-los em termos do seu significado. Com base nessa pesquisa, foi escolhido o estudo de caso e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com quatro alunos que estavam cursando o último semestre de Pedagogia, de uma instituição de ensino superior particular, localizada no Plano Piloto – Brasília/Distrito Federal. O objetivo dessa entrevista foi colher dados referentes à formação que o professor recebe para ensinar alunos surdos. Com isso, foram selecionadas seis categorias, relacionadas a seguir: Conceito de surdez; Preparação para o diagnóstico da surdez; Preparação para classificar o tipo de surdez; Preparação para o trabalho com o aluno surdo; Assuntos mais importantes vistos na disciplina; e Outros cursos para a formação do trabalho com o aluno surdo. Os dados obtidos através dessas categorias foram analisados e constatou-se que a formação dos professores para o trabalho com o aluno surdo não está sendo satisfatória. Ao concluir o curso, o professor não se sente preparado para receber um aluno surdo dentro da sala de aula. Para que isso não ocorra, é necessário que a instituição ofereça, também, outros tipos de preparação em relação à surdez, como cursos e palestras. Esse seria um caminho que poderia ajudar os futuros professores a se sentirem mais seguros.
Keywords: Surdez
Formação do professor
Inclusão educacional
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6825
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20262809.pdf202.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.