Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6827
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Competências do professor na formação de valores nas séries iniciais do ensino fundamental |
Authors: | Cardoso, Clícia Maria da Silva |
metadata.dc.identifier.orientador: | Maria Eleusa Montenegro |
Abstract: | Historicamente, a família tem se modificado, bem como suas características de grupo familiar. Já não basta a si mesma, mas se socorre de outros para cumprir suas funções. A família ainda é responsável por aspectos importantes da educação da criança, como os referentes à socialização, culturalização, aquisição de linguagem, hábitos de higiene e alimentação, mas, deixa de ter uma função formadora por excelência para delegar parte de suas atribuições a outras agências educativas, notadamente a escola. Este estudo teve o objetivo de investigar as competências do professor na formação de valores nas séries iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse trabalho foi a pesquisa qualitativa, por não ter o intuito de enumerar, medir eventos ou empregar qualquer instrumento estatístico para análise dos dados. Teve como instrumento a observação. O cenário da pesquisa foi uma sala de aula, com 32 alunos, da 3ª série de ensino fundamental, de uma escola pública da Asa Norte, no Plano Piloto, em Brasília-DF. Procurou-se observar a existência da preocupação com a formação de valores; momentos de utilização para desenvolvimento de valores; conteúdos/atividades para a formação de valores; ocorrência da formação de valores; e tipos de valores desenvolvidos. Percebeu-se a preocupação por parte da professora em aproveitar todas as oportunidades, tanto em sala de aula, quando durante as orações, o respeito às religiões e a fé era ressaltado, nos textos utilizados, que levavam à reflexão sobre valores, pois abordavam o respeito às diferenças; na crença da superação do julgamento das pessoas e o não “abrir mão” daquilo em que se acredita. A preocupação existiu também em passeios extra-classe, em que, ainda dentro do ônibus ou no percurso do passeio, a professora foi conversando com os alunos, quanto ao cuidado com os animais e afirmou que eles estavam visitando em seu habitat natural e pediu para que eles mantivessem o ambiente da mesma forma que o encontraram, sempre reforçando compromissos assumidos em sala de aula, que contribuíam na promoção da formação de valores dos alunos. Com atitudes como estas, os professores certamente estarão ajudando os alunos a se desenvolverem como pessoas humanas e promovendo o desenvolvimento harmonioso de valores necessários aos ser humano, no exercício da cidadania. |
Keywords: | Valor Ética Competência |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6827 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20312852.pdf | 135.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.