Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7172
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação de recursos educativos e metodologia problematizadora de educação alimentar discente programas e nutricional escolar
Authors: Silva, Jéssika Tatiany Medeiros
metadata.dc.contributor.advisor: Fernadez, Patrícia Martins
Abstract: A Educação Alimentar e Nutricional foi criada para promover as mudanças de comportamentos na população brasileira. Quando há promoção da alimentação saudável na infância, é possível ser estimulado a adesão de estilo de vida adequada. Porém, deve-se realizar um planejamento adequado respeitando as características do grupo, bem como, utilizar recursos que estimulem a prática de alimentação saudável. Foi realizada uma revisão de literatura que utilizou a base de dados BIREME, PUBMEDS, SCIELO E GOOGLE ACADEMICO. Foram utilizados os indexadores “educação alimentar e nutricional AND crianças”, “nutricional AND escolares” e seus correspondentes em inglês. Dos 30 artigos encontrados, foram selecionados 8 artigos, publicados a partir de 2009, que descreviam na intervenção de EAN e que citaram os recursos de ensino utilizados. E posteriormente verificar quais utilizaram a participação da comunidade escolar como ferramenta. Frente aos resultados, verificou-se que todos utilizaram, pelo menos, um recurso de ensino, não sendo o ideal para a melhor retenção da intervenção dos escolares. A maioria utilizou a comunidade escolar como ferramenta. Sugeriu-se uma proposta problematizadora baseada em dados científicos. Atualmente, observa-se em práticas de EAN, uma carência na utilização de metodologia problematizadora, conforme é sugerido no Marco de Referência. Portanto cabe ao educador utilizar metodologias e recursos de ensino adequado, ou seja, realizar um planejamento conforme proposto neste trabalho.
Keywords: Educação alimentar
Recurso educativo
Metodologia problematizadora
Escolar
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7172
Issue Date: 2014
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21246348.pdf141 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.