Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7555
metadata.dc.type: Artigo
Title: Artes circenses: acrobacia coletiva como conteúdo da educação física escolar no ensino médio
Authors: Torres, Tallyta Gabriella de Oliveira
Abstract: As atividades circenses se revelam como elementos de grande potencial pedagógico dentro da Educação Física escolar. Acrobacia Coletiva é uma modalidade da arte circense onde os praticantes vivenciam uma prática corporal lúdica e agente no desenvolvimento da responsabilidade, confiança e compromisso. O objetivo do presente estudo foi analisar as impressões dos alunos sobre a modalidade da arte circense Acrobacia Coletiva como conteúdo possível de ser trabalhado nas aulas de Educação Física do Ensino Médio. 23 alunos do 2º ano do Ensino Médio Participaram de 6 aulas de aulas de Educação Física com o conteúdo da Acrobacia Coletiva, respondendo um questionário sobre suas impressões ao final da ultima aula. 100% dos alunos gostaram de praticar Acrobacia Coletiva nas aulas de educação Física e acharam o conteúdo interessante para ser trabalhado durante as aulas de Educação Física. 96% dos alunos afirmaram ter vontade de participar de mais aulas de Acrobacia Coletiva na escola. O principal fator apontado como o que os alunos mais gostaram na Acrobacia Coletiva foi o trabalho em equipe, e nada como o que menos gostaram, porém 35% dos alunos apontaram lesões e quedas como um dos fatores que menos gostaram. A Acrobacia Coletiva demonstrou ser um conteúdo possível de ser trabalhado das aulas de Educação Física no Ensino Médio, sendo positiva e motivadora a experiência dos alunos com a modalidade.
Keywords: Atividade circense
Circo na escola
Educação física escolar
Acrobacia coletiva
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7555
Issue Date: Nov-2015
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21350031.pdf3,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.