Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7556
metadata.dc.type: TCC
Title: Psicomotricidade e formação dos professores de educação infantil
Authors: Melo, Ana Carolina Sousa de França
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Arthur
Abstract: A seguinte pesquisa teve como objetivo analisar se há uma preparação adequada dos professores de Educação Infantil em sua formação para trabalhar a psicomotricidade com seus alunos. Amostra: participaram da pesquisa vinte pedagogas que, de preferência possuíssem pós-graduação em qualquer área da educação, e estivessem em exercício da profissão. Materiais e Método: O estudo trata-se de uma pesquisa transversal, tendo em vista que os dados foram coletados num único instante de tempo. Utilizou-se folha A4, canetas, impressora e tinta. Resultados: Percebeu-se durante o estudo que apesar da maior parte dos pesquisados terem obtido um conhecimento inicial sobre a psicomotricidade, ainda há grandes dificuldades para trabalhar os aspectos psicomotores em suas aulas, seja por falta de materiais, espaço físico ou até mesmo por não possuir conhecimento sobre o assunto. De acordo com todos os docentes participantes da pesquisa, a presença de um profissional especializado se faz extremamente necessária. Discussão: Observou-se nessa pesquisa que a Psicomotricidade na escola estudada tem sido reduzida apenas ao trabalho do estudo do esquema ou imagem corporal, da lateralidade e da coordenação motora fina, por ordem de importância respectivamente. Considerações finais: A importância de um profissional especializado para trabalhar a psicomotricidade na Educação Infantil e nesse caso os professores de Educação Física podem assumir esse papel, não por o pedagogo ser insuficiente, mas para que haja uma interdisciplinaridade concreta na formação do educando, desenvolvendo efetivamente condições mínimas necessárias para uma boa aprendizagem.
Keywords: Educação infantil
Psicomotricidade
Formação
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7556
Issue Date: Nov-2015
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21355025.pdf3.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.