Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7561
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O desenvolvimento motor em escolares dos anos iniciais do ensino fundamental |
Authors: | Lima, Lidijane dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor: | Almeida, Arthur |
Abstract: | Introdução: segundo Rosa Neto (2002), motricidade é a interação de várias funções motoras (perceptivo motor, neuromotora, psicomotora) e cita os seguintes elementos da motricidade humana: Motricidade global, Motricidade fina, Equilíbrio, Esquema corporal, Organização Espacial, Organização Temporal e Lateralidade. Objetivo: avaliar o desenvolvimento motor, em especifico os aspectos da motricidade fina e equilíbrio. Material e Métodos: a amostra foi de 38 crianças de ambos os sexos com idade de 7 e de 10 anos do Colégio Cenecista de Brasília – CNEC. Este trabalho de conclusão de curso caracteriza-se por um estudo exploratório, descritivo, transversal, em que foi aplicada a Escala de Desenvolvimento Motor – EDM (Rosa Neto, 2002). Para o tratamento estatístico foi utilizado o programa SPSS 21.0, Resultados: as crianças mostraram dificuldades na realização do teste da motricidade fina quanto no teste de equilíbrio estático. Discussão: O teste aplicado para identificar o desenvolvimento da motricidade fina em crianças de 7 anos de idade apontou que um atraso motor principalmente na mão não dominante, onde os escolares teve uma dificuldade atenua durante a excussão do movimento, buscando de forma involuntária a ajuda da outra mão; para identificar o desenvolvimento da motricidade fina em crianças de 10 anos de idade apontou que os escolares possuem a coordenação motora um pouco comprometida, pois sentiram dificuldade na primeira tentativa da excursão do movimento, não conseguindo dar a sequencia dos movimentos circulares; para identificar o desenvolvimento do equilíbrio estático em crianças de 7 anos de idade apontou dificuldade em ambas as partes, mostrando dificuldades no equilíbrio corporal; para identificar o desenvolvimento do equilíbrio estático em crianças de 10 anos de idade apontou dificuldade para execução dos alunos, onde a maioria não conseguiu ficar mais de 10 segundos na posição estática. Considerações Finais: as atividades motoras são de suma importância no desenvolvimento integral da criança, pois permite ter a consciência do seu eu e do mundo exterior. |
Keywords: | Desenvolvimento motor Criança Escolar Aprendizagem |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7561 |
Issue Date: | 18-Nov-2015 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21364594.pdf | 2.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.