Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7876
metadata.dc.type: TCC
Title: Assessoria de imprensa na gestão de crise: um estudo de caso da Agência Nacional de Aviação Civil
Authors: Oliveira, Neli Nei Trindade de
metadata.dc.contributor.advisor: Ciarallo, Gilson
Abstract: Este trabalho mostra a atuação da assessoria de imprensa na gestão de crise e apresenta o estudo de caso da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em 2006, a agência assume a responsabilidade de regulação e de fiscalização da aviação civil, função exercida por um órgão militar, deflagra no país o caos aéreo motivado pela queda da Varig, além de dois acidentes aéreos com as empresas Gol e TAM. A análise do tema apresenta uma abordagem com enfoque no ambiente da sociedade de risco, cujas ameaças não dependem da interferência humana. Relaciona o desenvolvimento das tecnologias de comunicação que tornaram o mundo mais próximo e as pessoas mais expostas desde o simples transeunte até a mais alta autoridade. As tecnologias de comunicação invadem a privacidade, e chegam a ponto de confundir a linha que separa a vida pública da vida privada. Para tanto, este trabalho leva em conta o desenvolvimento dos meios e das formas de comunicação, as teorias e estudos realizados, com destaque para o a velocidade da informação e a incapacidade das pessoas em controlar os fatos. O trabalho analisa a gestão de crise no mundo em especial no Brasil inferindo que a prevenção é sempre um sinal positivo para afastar situações críticas. Para isso, é fundamental reforçar a assessoria de imprensa e criar um ambiente favorável ao tratamento ético com a mídia, incluindo a habilidade em gerenciar toda e qualquer informação correta na hora certa, da forma adequada, com um porta-voz preparado. Saber identificar e prever o futuro dos acontecimentos com a visão contextual dos fatos faz a diferença. Para debelar a crise é essencial assumir o controle e permanecer no comando da situação. A estruturação de uma assessoria de imprensa passa pela formação qualificada e aliada à experiência profissional, a qual é decisiva na proatividade em defesa da imagem da organização. A conclusão: prevenção é sempre um sinal positivo para afastar as crises.
Keywords: Assessoria de imprensa
Gestão de crise
Sociedade de risco
Aviação civil
Organização
Mídia
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7876
Issue Date: 9-Mar-2013
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50603591.pdf649.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.