Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7911
metadata.dc.type: Monografia
Title: Influência do comportamento do consumidor e da opinião pública nas questões socioambientais: estudo de caso da coleção PeleMania da marca Arezzo
Authors: França, Karina Alves
Abstract: A opinião pública está cada dia mais presente e relevante na vida do consumidor. O episódio ocorrido no mês de abril de 2011 com a marca Arezzo ao lançar sua coleção Pelemania é um exemplo de influência da opinião pública. A campanha foi lançada tendo reprovação dos consumidores por utilizar como matéria prima para seus produtos pele e pelo de animais. Com o ocorrido a Arezzo sofreu boicote nas redes sociais dos consumidores e ambientalistas. Após a polêmica a marca retirou os produtos das lojas e se recusa a retomar o assunto por se tratar de momento delicado para a marca consolidada no mercado brasileiro. Para analisar tal fato, o estudo realizado inclui assuntos como moda, comportamento do consumidor e questões socioambientais. O foco do trabalho é observar a formação da opinião pública em relação ao comportamento do consumidor no que diz respeito à questões socioambientais. O procedimento metodológico explorado foi o estudo de caso, que inclui a realização de grupo focal. O grupo focal, realizado com potenciais consumidoras que, ao serem expostas à imagens e outras informações sobre a Pelemania, teve como opinião geral a reprovação da campanha e da atitude antiambiental e social da Arezzo. Em tempos em que o consumo domina o mercado e que o consumidor é visto como peça principal para um negócio dar certo, a opinião deste é indispensável para que uma organização mantenha uma imagem com credibilidade.
Keywords: Opinião pública
Comportamento do consumidor
Questão socioambiental
Arezzo
Pelemania
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7911
Issue Date: 2013
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51104295.pdf623.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.