Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7913
metadata.dc.type: TCC
Title: O papel do endomarketing no aumento da produtividade no serviço público brasileiro: uma proposta para o serviço florestal brasileiro
Authors: Silva, Darlene Queiroz da
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, Maria da Graça Miranda de França
Abstract: Com as mudanças trazidas pela globalização, as empresas privadas e as organizações públicas depararam-se com uma nova maneira de gerenciamento. No setor privado, o mercado percebeu a necessidade de buscar diferenciais além do produto ofertado. Compreender a importância do cliente externo e interno tornou-se estratégia crucial para manter-se em atividade. Já no setor público, a nova visão de Administração Pública, focada nos resultados, trouxe para a função do servidor a busca por um serviço de qualidade que satisfaça a demanda do cidadão. Sob esse cenário, surge a necessidade de uma gestão com visão ampla e percepção de que uma organização é composta por diversos stakeholders. Como esse novo olhar, os gestores começam a perceber a necessidade de políticas voltadas para o público interno no intuito de garantir que o cliente externo seja atendido com a qualidade pretendida. Surgem então as estratégias de marketing voltadas para dentro da empresa. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo verificar o papel do endomarketing no aumento da produtividade no serviço público brasileiro, instituindo uma proposta de ação para o Serviço Florestal Brasileiro, órgão do Ministério do Meio Ambiente. Para isso, foi necessário entender a evolução histórica da Administração Pública Brasileira, os conceitos de marketing interno e sua relação com a produtividade e, por meio de uma pesquisa quantitativa entre os servidores do órgão, conhecer o ambiente organizacional e verificar a eficiência que as ações internas podem ter em favor do nível de produção dos serviços. Observe-se que a pesquisa demonstrou a necessidade de uma organização alinhar sua visão sobre as estratégias de endomarketing com a visão dos servidores, além de destacar a importância da informação para o nível de produtividade e motivação de um servidor.
Keywords: Administração pública
Endomarketing
Produtividade
Motivação
Comunicação interna
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7913
Issue Date: 2013
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51200012.pdf780 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.