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metadata.dc.type: TCC
Title: Memória como elemento de crise: como a Revista Veja recorreu ao racionamento de energia do ano de 2001 em reportagens uma década depois
Authors: Gomes, Patrícia Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Luiz Cláudio
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar o discurso da revista Veja a respeito do baixo nível dos reservatórios no final de 2012 e início de 2013. Para isso, foram selecionadas três reportagens publicadas entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, nas quais a revista compara os fatos com os acontecimentos de 2001 e sugere uma nova crise no setor elétrico, com a possibilidade de racionamento de energia. Em 2001, houve um bom relacionamento do governo com a imprensa e o racionamento foi suspenso antes do prazo estabelecido. Nesse contexto, o presente trabalho também busca mostrar que as assessorias de imprensa das organizações precisam estabelecer uma boa interação com os veículos de comunicação, pois eles constantemente se utilizam da memória para reavivar o passado ou suscitar novas crises. Nesse contexto, chegou-se a conclusão que a revista Veja abordou de forma parcial o assunto, pois não levou em consideração os investimentos feitos no setor elétrico ao longo de dez anos e assim trouxe a tona novamente uma crise gerada em outro cenário mais crítico. São poucos os trechos da reportagem que trazem dados oficiais, como o aumento da oferta de energia, o crescimento das termelétricas, etc. Outro fato constatado é que a partir do momento que o racionamento começa a perder força devido ao aumento do nível dos reservatórios, a revista retoma outros gargalos do setor, como o atraso das obras e o alto custo das termelétricas. Ficou evidente que a publicação busca a todo custo gerar uma nova crise e age dessa forma porque vive do inusitado, do que pode causar uma comoção na sociedade. Em suma, as assessorias de imprensa precisam sempre manter um bom relacionamento com os veículos de comunicação, ora para preservar a imagem da instituição, ora para cumprir o seu papel, no caso do serviço público, de prestar um bom serviço ao cidadão.
Keywords: Comunicação organizacional
Assessoria de imprensa
Gerenciamento de crise
Memória
Mídia
Setor elétrico
Revista Veja
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7914
Issue Date: 2013
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

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