Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7939
metadata.dc.type: TCC
Title: Pop this way: um estudo sobre cultura pop, adolescência e homossexualidade
Authors: Resende, Rafael Bicalho
metadata.dc.contributor.advisor: Cruz, Tânia Cristina da Silva
Abstract: O presente estudo se propõe a compreender o comportamento online de adolescentes homossexuais fãs de cultura pop e estudar a hipótese de que são o público que mais consome esse tipo de conteúdo nas redes sociais. Com a finalidade de: perceber se há uma recepção favorável a homossexuais; analisar o encorajamento do debate sobre a homossexualidade; constatar se os usuários se sentem confortáveis para declarar suas orientações sexuais; e examinar a existência de um vocabulário específico do público, foi realizada uma pesquisa quantitativa a partir de 224 publicações das 6 páginas brasileiras mais relevantes no cenário pop. O diagnóstico concluiu que 72% das pessoas que curtiram essas páginas são do sexo masculino e 4% assumiu sua homossexualidade. Conflitos relacionados à indústria pop fazem parte de seu cotidiano e gírias e bordões dão suporte aos debates que costumam ser carregados de humor. Apenas duas das fan-pages levantaram diretamente o debate sobre homossexualidade, porém 89% dos usuários (incluindo mulheres e sem gênero revelado) apoiam a causa LGBT. Este trabalho é uma base para a compreensão da atual identidade da cultura pop brasileira e suporte para o estudo de comportamento de compra e pós-venda do consumidor da indústria pop no que se refere ao jovem, do sexo masculino e homossexual.
Keywords: Cultura pop
Adolescência
Homossexualidade
Fanatismo
Comportamento online
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7939
Issue Date: 2014
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51205222.pdf2.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.