Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7943
metadata.dc.type: Monografia
Title: A responsabilidade socioambiental como diferencial e formação da imagem institucional análise da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal
Authors: Corrêa, Dayanna de Araújo
Abstract: O presente estudo tem como objetivo verificar a relação entre programas socioambientais e a agregação de valor alcançada por empresas que mantêm uma identidade coerente e um planejamento de comunicação eficaz. Para isso, buscouse em pesquisa bibliográfica e entrevistas realizadas com clientes/usuários da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb, embasamento para aprofundamento da análise. A companhia que tem como áreas de atuação principais o abastecimento de água e o esgotamento sanitário, possui preocupações ligadas ao meio ambiente e à sociedade. Dessa forma, a Caesb mantém ações e programas socioambientais alinhadas à sua identidade organizacional e presente em suas bases estratégicas. Porém, após a realização de pesquisa feita com usuários/clientes, verificou-se que a imagem da companhia está atrelada apenas ao seu produto principal, a água, e que a população ainda desconhece seus valores e práticas socioambientais. O resultado da pesquisa permite afirmar que não há um trabalho sistemático para divulgação de informações ou engajamento da população nos seus projetos ou mesmo valorização dessas boas práticas. O estudo comprova que existe uma demanda da população por informações e indica a possibilidade de ganho de imagem à companhia, se realizada uma comunicação direta e eficaz com seus públicos. Para isso, aponta-se para estratégias de comunicação baseadas na transmissão da identidade organizacional, capazes de refletir uma imagem coerente, obtendo assim diferenciação e consolidação do seu posicionamento frente às questões socioambientais.
Keywords: Responsabilidade socioambiental
Imagem
Reputação
Comunicação
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7943
Issue Date: 14-Nov-2014
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51300253.pdf668.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.