Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7946
metadata.dc.type: Monografia
Title: O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional: um estudo de caso na rede de supermercados Big Box
Authors: Holanda, Daiana Marodin de França
Abstract: O estudo de caso intitulado O papel da Comunicação interna da disseminação da cultura organizacional, realizado na Rede de Supermercados Big Box, tem como objetivo geral compreender a comunicação interna como ferramenta de disseminação da cultura organizacional.O trabalho foi estruturado em quatro capítulos. O primeiro aborda a comunicação interna. No segundo capítulo foram resgatados conceitos sobre cultura organizacional interligados com os conceitos sobre comunicação interna. O terceiro capítulo apresenta a estrutura da Rede de Supermercados Big Box e as ferramentas de comunicação internas da empresa. O último capítulo é destinado à apresentação dos dados obtidos na pesquisa, analisando os resultados totais e as diferenças e semelhanças da pesquisa. Para desenvolver o trabalho foram empregadas as algumas técnicas de pesquisa, como: pesquisa documental; pesquisa bibliográfica; entrevistas com a gerente do departamento de recursos humanos; e aplicação de questionário em cinco unidades da empresa. Com a análise dos resultados obtidos nas técnicas de pesquisas, podemos dizer que a rede de supermercados não utiliza os canais de comunicação interna como forma de disseminar sua cultura organizacional, causando visão antagônica entre os colaboradores sobre as questões ligadas à comunicação interna e à cultura organizacional.
Keywords: Comunicação interna
Cultura organizacional
Ferramenta de comunicação interna
Disseminação da comunicação interna
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7946
Issue Date: 8-Dec-2014
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51300864.pdf2.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.