Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7957
metadata.dc.type: TCC
Title: Comunicação e gestão de crises: uma análise do gerenciamento da Petrobras durante a operação Lava jato
Authors: Silva, Danilo Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Luiz Cláudio
Abstract: O presente estudo tem o objetivo de identificar erros e acertos da Petrobras na comunicação durante a crise provocada pelo início da Operação Lava Jato, que apurou um grande esquema de corrupção envolvendo a empresa. Para tanto, escolheu-se o período 12 a 15 de dezembro de 2014, em que a imprensa divulgou denúncias nas quais a então presidente da estatal, Maria das Graças Foster, teria conhecimento do desvio de milhões de reais em diretorias da organização. Analisou-se o conteúdo de 30 matérias, publicadas nos portais G1 e UOL. As conclusões foram comparadas com as informações divulgadas no Blog Fatos e Dados, da Petrobras. Desta forma, pode-se medir o quanto o conteúdo e as informações divulgadas pela instituição influenciaram, de alguma forma, na cobertura da imprensa. A metodologia deste trabalho também teve como objetivo identificar se a comunicação da empresa seguiu preceitos de diversos autores sobre gerenciamento de crises nas organizações. O resultado foi que, no período analisado, as ações de comunicação da Petrobras por meio do blog foram ineficientes para amenizar a crise.
Keywords: Crise
Comunicação
Blog fato e dado
Lava jato
Corrupção
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7957
Issue Date: 2015
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51305432.pdf655.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.