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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8070
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A herança da tradição de oralidade na música brasileira entre os anos 30 e os dias atuais |
Authors: | Bastos, Alessandra |
metadata.dc.identifier.orientador: | Eleonora Zicari Costa de Brito |
Abstract: | O objetivo desta monografia é responder quais elementos da Tradição de Oralidade – categoria analítica proposta pelo sociólogo Antonio Candido para a compreensão da formação da literatura brasileira –, são encontrados nas canções populares brasileiras. Abrange o samba, a bossa nova, a MPB e a tropicália, com rápida passagem pelo rock dos anos 80 e pelo rap mais atual. O estudo constatou que, na música brasileira, são perceptíveis vários elementos da Tradição de Oralidade como o nacionalismo, o intérprete como conhecedor a ser seguido, as palavras-de-ordem, o discurso emotivo, as relações de favor entre classe artística e Estado, o conformismo e a inação. O social, histórico, cultural, político e ideológico não são cenários, mas protagonistas dessas experiências musicais. São temas usados nas canções e são também os construtores das mesmas canções. Sobretudo durante o primeiro período analisado, a música foi a principal manifestação cultural brasileira e foi usada como instrumento ideológico e político, tanto pelo Estado, quanto por artistas. Com o tropicalismo é possível ver um afastamento em relação a essa tradição, expressa também na experiência do rock dos anos 80, assim como na do rap. A metodologia utilizada foi a Análise de Discurso, tratando dos processos de constituição do objeto e não meramente do seu produto. |
Keywords: | Música Tradição de oralidade Nacionalismo Conformismo Inação |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8070 |
Issue Date: | Aug-2014 |
Appears in Collections: | HIS - Pós-graduação em História, sociedade e cidadania |
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