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metadata.dc.type: Monografia
Title: A importância de uma boa comunicação interna da organização como forma de competitividade e motivacional: estudo de caso: AC Nielsen do Brasil
Authors: Sant'anna, Thiago Fernando Santos e
Abstract: Nos últimos tempos, a comunicação com o público interno vem sendo estudada com grande profundidade. Esses estudos permitiram perceber que o tratamento adequado da matéria, em cada empresa, é de suma importância, pois, dependendo da vertente tomada, pode-se chegar a resultados positivos ou significativamente negativos. No primeiro caso, sabidamente a empresa obtém lucros com os resultados colhidos de seus funcionários por uma competente comunicação interna. Na segunda hipótese, é possível a comunicação interna deficiente contribuir firmemente para a falência de empreendimentos. No caso do presente trabalho, tendo como base a necessidade de compreensão dos processos de comunicação interna da matriz da AC Nielsen com os escritórios de campo, utilizou-se o escritório de Brasília como amostra, a fim de identificar possíveis falhas de comunicação e, em seguida, propor oportunidades de melhorias objetivando maior motivação dos funcionários. Em primeira instância, perceberam-se falhas graves na comunicação efetiva com o público interno, além da falta de impacto das informações repassadas ao escritório de Brasília. Na sequência, captou-se a existência de desmotivação entre os empregados, pois, segundo eles, não ocorre identificação com a empresa, nem há troca justa da sua mão de obra pela remuneração oferecida. Ao fim do trabalho, são apresentadas propostas para melhorar o relacionamento e incentivar a interação dos funcionários com as mensagens enviadas pela matriz, criando, assim, uma identidade motivadora entre funcionários e empresa mais profunda que a oferecida pelos ganhos salariais.
Keywords: Público interno
Identidade
Motivação
Comunicação interna
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8090
Issue Date: 24-Feb-2016
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Marketing e cadeia de valor

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