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metadata.dc.type: Monografia
Title: Multimodalidade aplicada aos textos didáticos: escolas preparadas?
Authors: Souza, Andreza Silva de
Abstract: Os textos vêm sofrendo grandes alterações no decorrer do tempo, e como são transmitidos por um meio dinâmico, a língua, que está em constante transformação, dificilmente encontramos aqueles constituídos somente pela modalidade escrita da língua, a linguagem escrita. Observa-se a ocorrência de diversas semioses: em um único texto, é possível encontrar vários modos de representação, tudo em função de transmitir a informação da melhor maneira, já que a atualidade exige que a comunicação seja feita de forma rápida e objetiva. Elemento essencial para essa transformação foi a tecnologia, e o predomínio do uso da internet como meio de comunicação destacou-se. Assim como todo gênero textual, esses textos, chamados de textos multimodais, devem ser ensinados em sala de aula. Isso deve ocorrer o mais cedo possível, pois as imagens que predominam nos textos precisam ser lidas e interpretadas, uma vez que fazem parte do texto. Os alunos precisam reconhecer que as imagens não estão ali por acaso, e os professores devem estar capacitados a apresentar esse novo gênero textual aos estudantes, pois já faz parte do cotidiano de todos, e por isso deve ser inserido em sala de aula como parte integrante do processo de letramento. Observações foram feitas em sala de aula nos momentos destinados à leitura e interpretação de texto, assim como análise dos livros didáticos e questionários com os principais envolvidos: alunos e professores.
Keywords: Texto
Livro didático
Gênero textual
Multimodalidade
Sala de aula
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8202
Issue Date: 15-Jul-2013
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

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