Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8213
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Revisão textual: um possível caminho para letramento de estudantes do ensino médio |
Authors: | Lima, Geni Regert de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Ferreira, Roberta Gomes |
Abstract: | Esta monografia tem como objetivo analisar e apresentar a revisão de texto como uma possibilidade de letramento no ensino de Língua Portuguesa. O trabalho trata de conceitos como letramento e revisão textual em Língua Portuguesa; relacionar a revisão de textos ao processo de letramento em Língua Portuguesa e com o objetivo de analisar produções textuais de estudantes. A metodologia foi de pesquisa bibliográfica, e também a análise das produções textuais de estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino nº 06 de Sobradinho II-DF. Os resultados desta pesquisa mostram que a correção textual aliada à revisão feita pelos estudantes apresentaram significativos êxitos quanto aos fatores ortográficos, gramaticais, linguísticos, estruturais, verbalização de suas ideias e opiniões de maneira clara, e suas produções textuais contemplaram esse conjunto de habilidades. Os resultados obtidos foram satisfatórios pelo fato de os estudantes conseguirem mobilizar suas habilidades linguísticas e, assim, concretizá-las de forma competente. Logo, os textos apresentaram maior clareza, conhecimentos e habilidades dentro da perspectiva de letramento esperado de um estudante de ensino médio. |
Keywords: | Ensino Letramento Produção de texto Revisão de texto Escrita |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8213 |
Issue Date: | 2014 |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51106447.pdf | 3.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.