Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8213
metadata.dc.type: TCC
Title: Revisão textual: um possível caminho para letramento de estudantes do ensino médio
Authors: Lima, Geni Regert de
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Roberta Gomes
Abstract: Esta monografia tem como objetivo analisar e apresentar a revisão de texto como uma possibilidade de letramento no ensino de Língua Portuguesa. O trabalho trata de conceitos como letramento e revisão textual em Língua Portuguesa; relacionar a revisão de textos ao processo de letramento em Língua Portuguesa e com o objetivo de analisar produções textuais de estudantes. A metodologia foi de pesquisa bibliográfica, e também a análise das produções textuais de estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino nº 06 de Sobradinho II-DF. Os resultados desta pesquisa mostram que a correção textual aliada à revisão feita pelos estudantes apresentaram significativos êxitos quanto aos fatores ortográficos, gramaticais, linguísticos, estruturais, verbalização de suas ideias e opiniões de maneira clara, e suas produções textuais contemplaram esse conjunto de habilidades. Os resultados obtidos foram satisfatórios pelo fato de os estudantes conseguirem mobilizar suas habilidades linguísticas e, assim, concretizá-las de forma competente. Logo, os textos apresentaram maior clareza, conhecimentos e habilidades dentro da perspectiva de letramento esperado de um estudante de ensino médio.
Keywords: Ensino
Letramento
Produção de texto
Revisão de texto
Escrita
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8213
Issue Date: 2014
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51106447.pdf3.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.