Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8491
metadata.dc.type: TCC
Title: A tendência dos tribunais superiores na aplicação do princípio da insignificância nos crimes de bagatela ao agente reincidente ou em casos de reiteração delitiva
Authors: Oliveira, Amanda Menezes Xavier de
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar a possibilidade de aplicação do princípio da insignificância ao agente reincidente, especialmente sobre o ponto de vista do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça. Serão mencionados princípios e correntes doutrinárias ligados à insignificância penal, partindo de uma investigação da aplicação do Direito Penal. Em seguida, será apresentado o princípio de insignificância e seus pormenores, detalhando os pressupostos e vetores de interpretação para sua aplicação. Por fim, reporta-se ao conceito de reincidência, elucidando sobre sua justificativa como agravante e efeitos no ordenamento jurídico brasileiro. Com a finalidade de averiguar se a reincidência merece incidir como óbice à aplicação do princípio da insignificância, uma pesquisa perante os Tribunais Superiores será objeto do presente trabalho, alicerçada em uma verificação de como esses tribunais vêm aplicando o princípio da insignificância no caso concreto, a partir de precedentes em que ambos (STJ e STF) discutiam as circunstâncias idênticas, mas tiveram posicionamentos contrários.
Keywords: Princípio da insignificância
Atipicidade
Reincidência
Citation: OLIVEIRA, Amanda Menezes Xavier de. A tendência dos tribunais superiores na aplicação do princípio da insignificância nos crimes de bagatela ao agente reincidente ou em casos de reiteração delitiva. 2015. 68 f. Monografia (Graduação) - Bacharelado em Direito, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8491
Issue Date: 28-Sep-2015
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21127850.pdf566.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.