Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9231
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância da sociologia jurídica aplicada ao campo jurídico: análise da formação sociológica dos ministros do STF
Authors: Rodrigues, Amanda Castelo
Abstract: Este trabalho é uma oportunidade de mostrar ao acadêmico e ao leitor o que se passa por trás do véu das decisões da Suprema Corte brasileira quando das decisões que se tornam de cumprimento erga omnes a toda nação.O que pode qualificar a postura de tal poder? Uma alternativa pode estar na Sociologia. Por este motivo o trabalho se torna uma oportunidade de reflexão, trazendo o brocardo popular, de que “não há mal que dure, nem bem que perdure”, evidenciando que às decisões do STF podem sim se tornar mais próximas da realidade da sociedade, do cidadão brasileiro, de suas reais demandas, frente a sua queixa, acabando por vez com o sentimento de ‘nada posso diante disto’, do sentimento de injustiça. Para que este contexto se faça perceber, faz-se um apanhado de trabalhos publicados por sociólogos, bem como também de juristas que passaram a enxergar este deslumbre de mudança [urgente] na postura e decisões dos ministros da Suprema Corte. Além disto, trata de apontar o cerne da questão, que se dá nos bancos das faculdades de direito o mal que se pode propagar até as cadeiras estofadas de ministros quando não se transmite na formação do jurista, o sentido sociológico de sua profissão. Ou seja, há uma necessidade urgente de se adotar um novo pensar [ou reformular] das disciplinas aplicadas na formação do operador do direito no Brasil. Para alcançar os objetivos propostos. No trabalho utilizou-se o método de investigação exploratória, bibliográfico e qualitativo em sua análise, revelando ser pesquisa sócio jurídica. As conclusões apontam para a possível esperança de que a sociologia influencie sensivelmente os ministros do STF, bem como os demais operadores do direito.
Keywords: Sociologia
Direito
Ministro do STF
Mudança de concepção
Citation: RODRIGUES, Amanda Castelo. A importância da sociologia jurídica aplicada ao campo jurídico: análise da formação sociológica dos ministros do STF.2016. 99 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9231
Issue Date: 2016
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21156302.pdf726.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.