Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9675
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Estudo das vivências infantis por meio da contação de história
Authors: Jubé, Úrsula Raquel Ramos
metadata.dc.contributor.advisor: Prestes, Zoia
Abstract: O presente trabalho apresenta um estudo das vivências infantis por meio da contação de história. Com base nas ideias de Lev Semionovitch Vigotski sobre o conceito de vivência, faz-se uma breve análise sobre o desenvolvimento da imaginação na infância, apresentando as quatro formas de relação indicadas pelo autor entre fantasia e realidade. Em seguida, disserta-se sobre contação de história, sua origem e desenvolvimento na sociedade. Também, aborda o papel do contador e da literatura infantil ao longo dos séculos. Em seguida, faz uma análise do conceito de vivência nos estudos da psicologia histórico-cultural, fundamentalmente, nos estudos de Vigotski e, com base nos dados da pesquisa de campo, realiza-se uma análise das vivências das crianças envolvidas em três atividades de contação de histórias: com uma contadora profissional, com uma contadora não-profissional e com uma criança contadora. Nas atividades organizadas e observadas revelou-se um alto grau de inibição das ações das crianças causado pela primeira contadora, e um pouco menor pela segunda, sendo a atividade em que a criança era a contadora a única a permitir ações espontâneas e livres, podendo, assim, ocorrer partilha de vivências e enriquecimento das vivências coletivas ao longo da contação da história.
Keywords: Vivência
Vigotski
Contação de história
Citation: JUBÉ, Úrsula Raquel Ramos. Estudo das vivências infantis por meio da contação de história. 2014. 65 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2014.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9675
Issue Date: 2014
Appears in Collections:PSI - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61200870.pdf670.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.