Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9903
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Hiperatividade: uma problemática da sala de aula |
Authors: | Souza, Isabel Guimarães Pereira, Juarez Gomes Algarte, Luzia Clara |
metadata.dc.identifier.orientador: | Salim, Cássia Maria |
Abstract: | No contexto escolar é comum, ouvir queixas dos professores a respeito do comportamento de crianças que apresentam o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. O número de crianças que são consideradas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, parece aumentar a cada dia, sendo considerado que 3% a 5% de crianças em idade escolar, apresentam um conjunto de características ou sintomas que comumente é denominado de hiperatividade. Este transtorno causa mudanças fundamentais no comportamento, interferindo no processo interacional e educacional das crianças e adolescentes. Este estudo tem como objetivo, esclarecer as dúvidas referentes a estes comportamentos e as suas conseqüências na sala de aula. Conhecer a realidade da criança e do adolescente que apresenta este transtorno no contexto escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa através de entrevistas com profissionais da educação. A análise do relato verbal destas entrevistas foi realizada. Os resultados apontam que muitos dos professores e profissionais desconhecem quais os comportamentos que são acarretados por este transtorno, confundindo com comportamentos indisciplinados e por questão de falta de limites. A conclusão indica é que o professor deve conhecer quais os comportamentos que são acarretados pelo transtorno do déficit de atenção. É necessário saber distinguir de outros comportamentos que acarretam o desajustamento na sala de aula, para saberem encaminhar para avaliação e intervenção psicopedagógica, além de modificar suas crenças para ajustar sua prática pedagógica à necessidade destes alunos. |
Keywords: | Desadaptação escolar Hiperatividade Transtorno do déficit de atenção |
Citation: | SOUZA, Isabel Guimarães; PEREIRA, Juarez Gomes; ALGARTE, Luzia Clara. Hiperatividade: uma problemática da sala de aula. 2005. 70 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9903 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40253914.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.