Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12820
metadata.dc.type: TCC
Title: A construção do ethos do governador de Brasília por meio da análise de rede social e de discurso: um estudo exploratório da fanpage de Rodrigo Rollemberg
Authors: Santos, Diógenes de Souza
metadata.dc.identifier.orientador: Mairinque, Carol Scott
Abstract: Este trabalho tem por objetivo evidenciar a configuração discursiva do governador Rodrigo Rollemberg na fanpage que ele possui no Facebook entre os anos de 2015 a 2018. O intuito é compreender como ele constrói a imagem de si por meio da análise do discurso proferido aos seus seguidores. Para atingir os objetivos, foram explorados os conceitos de Discurso, Discurso Político, Formação do Ethos e Redes Sociais. A metodologia é de natureza qualitativa, apoiada nas técnicas de pesquisa exploratória, bibliográfica, e foi desenvolvida por meio de um roteiro de observação. A análise do discurso do governador foi realizada após a identificação das bases enunciativas, por meio do uso do software NVivo, nos posts publicados por ele entre o dia 1º de janeiro de 2015, quando foi empossado governador do Distrito Federal, até o dia 31 de julho de 2018, semanas antes de ele entrar em campanha para reeleição (os dados analisados foram coletados com o app NetVizz). Foi possível constatar que Rodrigo Rollemberg jogou com os ethé de identificação, mas a legitimação do ethos apresentado por ele foi comprometida pelo baixo nível de interação da página, aferido com o uso da ferramenta Fanpage Karma: enquanto em 2015 ele tinha 97.916 seguidores, postava uma média de 1,03 posts por dia e tinha uma interação de 1,55%, em julho 2018, quando ele tinha 111.822 seguidores e postava, em média, 2,69 vezes por dia, a interação caiu para 0,36%. Isso indica que ao deixar de seguir um dos preceitos fundamentais de uma comunidade virtual, ou seja, a interação, Rodrigo Rollemberg não adquiriu o capital social necessário para se legitimar perante a comunidade discursiva criada em sua rede social.
Keywords: Rede social
Ethos
Discurso político
Análise do discurso
Citation: SANTOS, Diógenes de Souza. A construção do ethos do governador de Brasília por meio da análise de rede social e de discurso: um estudo exploratório da fanpage de Rodrigo Rollemberg. 2019. Monografia (Especialização em Marketing Digital) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12820
Issue Date: 2019
Appears in Collections:ICPD - Pós-graduação em Marketing Digital

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51600697.pdf954.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.