Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12876
metadata.dc.type: TCC
Title: Dispersão acionária: da (im)prescindibilidade de oferta pública de ações na alienação de poder de controle minoritário
Authors: Cosme, Kássia Rúbia Santos Guimarães
metadata.dc.identifier.orientador: CHAGAS, Edilson Enedino das
Abstract: O objetivo do trabalho é o estudo analítico da Oferta Pública de Ações (OPA) decorrente da alienação de controle, a qual está situada em um cenário de dispersão acionária ainda em desenvolvimento no mercado de propriedade de capital brasileiro e por isso ainda existem muitos debates conceituais que envolvem o tema. Um dos pontos de extrema relevância e que está diretamente relacionado com a problemática existente na obrigatoriedade ou não da Oferta Pública de Ações por alienação de controle minoritário é o próprio conceito de poder de controle e a sua identificação. A dificuldade está em entender qual é a definição de poder de controle aplicável para os casos da Oferta Pública de Ações obrigatória por alienação do controle. Sendo assim, o foco de análise são as diversas interpretações doutrinárias e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) acerca dos dispositivos previstos na Lei das Sociedades Anônimas de modo a aferir se ela admite ou não a existência de um poder de controle minoritário, e caso seja admito, até que ponto o conceito deste poder de controle meramente de fato é aplicável aos casos de obrigatoriedade da Oferta Pública de Ações decorrentes da alienação do poder de controle previsto no artigo 254-A da Lei das Sociedades Anônimas.
Keywords: OPA
Oferta pública de aquisição de ação
Acionista minoritário
Poder de controle
Tag along
Citation: COSME, Kássia Rúbia Santos Guimarães. Dispersão acionária: da (im)prescindibilidade de oferta pública de ações na alienação de poder de controle minoritário. 2018. Monografia (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12876
Issue Date: 2018
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21413867.pdf416.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.