Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12944
metadata.dc.type: TCC
Title: O método socrático no ensino jurídico brasileiro
Authors: Pereira, Luis Fellipe Magalhães
metadata.dc.identifier.orientador: MUSSE,Luciana Barbosa
Abstract: O presente artigo tem como objeto o Método Socrático no Ensino Jurídico Brasileiro, tendo como objetivo demonstrar que o ensino jurídico brasileiro atravessa uma longa crise que pode ser enfrentada através de mudanças profundas na forma com que são formados os juristas brasileiros. A pesquisa apresenta quatro seções, sendo a primeira dedicada a apresentar o problema da crise no ensino jurídico brasileiro e a proposta do Diálogo Socrático como método que se adequa as necessidades dos alunos brasileiros. Na segunda seção desenvolvo o tema da crise no ensino, explicando do que se trata e a natureza da crise. Na terceira seção defino o Método Socrático em suas diversas formas e apresento suas origens históricas. Na quarta seção desenvolvo como a aplicação do método tem o potencial de gerar transformações importantes na capacitação das competências necessárias para a prática e construção do conhecimento jurídico. Concluo apresentando como hipótese que o Método de Ensino Socrático é importante ferramenta que deve ser incluída como método fundamental ao ensino jurídico brasileiro, pois se apresenta como solução para diversos dos problemas tratados no decorrer do trabalho. A pesquisa foi realizada utilizando o método lógico-sistemático através de pesquisa bibliográfica e documental, tendo sido utilizado artigos, livros e documentos de autores brasileiros e americanos.
Keywords: Método socrático
Ensino jurídico
Inovação
Crise
Citation: PEREIRA, Luis Fellipe Magalhães. O método socrático no ensino jurídico brasileiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12944
Issue Date: 4-Oct-2018
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20916173.pdf250.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.