Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13098
metadata.dc.type: TCC
Title: Inclusão de alunos nas aulas de Educação Física no ensino fundamental
Authors: Campelo, Antônio Geraldo Soares
metadata.dc.identifier.orientador: Pinto, Celeida Belchior Garcia Cintra
Abstract: Introdução: O presente trabalho, de caráter exploratório, foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, buscando abordar o tema da inclusão de alunos que apresentam deficiências, nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, pois a inclusão é um desafio a ser encarado pelas escolas e pelo Brasil. Dessa forma, os professores contam com metodologias e atividades, a fim de auxiliarem os alunos a estarem aptos a participarem de diversas atividades corporais, de forma cooperativa e solidária, sem discriminar colegas por qualquer motivo. Objetivo: Demonstrar a importância e como se dá a inclusão de alunos que apresentam alguma deficiência, nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental. Materiais e métodos: O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica de documentos captados de artigos, periódicos e trabalhos científicos que abordam o tema da inclusão de alunos que apresentam deficiências nas aulas de educação física no ensino fundamental. Revisão da Literatura: A educação especial, no Brasil, passa por um momento de franca implementação. O aluno especial é incluído na sociedade, entretanto, seu próprio esforço é que moldará seu sucesso na dinâmica escolar, sem haver, por parte da escola, um amoldamento de suas metodologias e estruturas físicas adaptadas a ele. Buscou-se demonstrar a importância da educação da física na inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, por meio de métodos e atividades que promovam seu desenvolvimento harmonioso. Considerações finais: Concluímos que a inclusão de alunos com necessidades especiais, nas aulas de Educação Física escolar constitui-se num desafio a ser vencido, tanto pela escola, por meio de seus professores, em especial de educação física, quanto pela sociedade, uma vez que a educação deve estar comprometida com todos, promovendo o desenvolvimento de habilidades intelectuais, motoras e afetivas, além de estimular a convivência entre as crianças.
Keywords: Alunos com necessidades especial
Inclusão social
Educação Física
Citation: CAMPELO, Antônio Geraldo Soares. Inclusão de alunos nas aulas de Educação Física no ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13098
Issue Date: 2017
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21450065.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.