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metadata.dc.type: Monografia
Title: A psicomotricidade nas aulas de Educação Física da educação infantil
Authors: Azevedo, André Chagas de
Abstract: Introdução: A comunicação da criança nos seus primeiros anos de vida se dá por meio do movimento, estimulando o desenvolvimento dos aspectos afetivos, cognitivos e motores nessa fase, por meio da ludicidade. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importância da educação física para o desenvolvimento psicomotor da criança, através de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras na educação infantil. Material e Métodos: Trata-se de um trabalho de revisão bibliográfica, de natureza qualitativa, com base em artigos, trabalhos de conclusão de curso, teses de mestrado, revistas especializadas e livros de autores como Le Boulch (1992, 2008), Ayoub (2001) e Silva; Pozzi (2014). Revisão da Literatura: A psicomotricidade é uma ciência que tem como objeto de estudo o homem através do movimento do seu corpo, considerando aspectos internos e externos e está fortemente relacionada com o processo de aprendizagem da criança, tendo como principais premissas o movimento, o intelecto e o afeto. O trabalho psicomotor deve visar a formação de uma base essencial ao desenvolvimento psicomotor, afetivo e psicológico da criança, oportunizando através de jogos e atividades lúdicas que ela tenha consciência do seu corpo. A ludicidade é um recurso significativo, especialmente no período da infância, onde contribui para o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo-social da criança. Assim, a educação física no ambiente escolar deve proporcionar às crianças oportunidades que promovam, por meio da ludicidade, o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo-social e motor simultaneamente, mas para que isso ocorra de modo satisfatório deve haver uma adequação e estruturação dos objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação. Considerações Finais: A educação física na educação infantil é essencial para que a criança tenha um desenvolvimento psicomotor adequado. A correta utilização da ludicidade, por meio de jogos e brincadeiras, é tarefa do professor de educação física que, através dos seus conhecimentos, selecionará os meios apropriados para o desenvolvimento integral da criança.
Keywords: Educação infantil
Psicomotricidade
Educação física
Ludicidade
Citation: AZEVEDO, André Chagas de. A psicomotricidade nas aulas de Educação Física da educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13125
Issue Date: 12-Jun-2017
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