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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13146
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A melhoria do aspecto cognitivo em crianças e adolescentes por meio da prática de artes marciais |
Authors: | Santos, Letícia da Costa |
metadata.dc.identifier.orientador: | Custódio, Rômulo de Abreu |
Abstract: | O termo luta pode abranger diversas definições dependendo de onde e como é aplicada. Para tal, na presente pesquisa este termo relaciona-se com as atividades direcionadas às artes marciais devidamente sistematizadas (CORREA, 2009). O objetivo do presente trabalho é analisar os benefícios da prática das artes marciais sobre o aspecto cognitivo em crianças e adolescentes. O estudo sobre “Analisar a melhoria do aspecto cognitivo em crianças e adolescentes por meio da prática de artes marciais”. Foi realizado mediante revisão bibliográfica de vários artigos científicos entre 1990 a 2017 e legislações brasileiras que regem a Educação Física escolar. O que torna esse trabalho uma pesquisa de cunho exploratório. As bases de dados utilizadas foram: Google Acadêmico, EFDeportes, Scielo, Lilacs e livros. Através desses sites foram realizadas várias buscas e leituras sobre artigos acerca do tema para interpretação e analisar os dados colhidos. As artes marciais devem ser trabalhadas como estratégias que não visem somente à técnica, mas também de forma lúdica para que os alunos possam aprender vivenciando os aspectos culturais da luta, aprendendo a ter respeito, disciplina de forma que sintam prazer através do jogo. Durante as aulas de lutas o aspecto cognitivo é exercido através de situações que exijam que o aluno elabore ou construa estratégias, aproprie- se das regras, avalie, decida, observe e reconheça tudo que é passado (SOUSA, TÁCIO 2010). Conclui-se no presente estudo que o aspecto cognitivo é a capacidade do indivíduo de julgar, aprender, raciocinar e interpretar as ações do cotidiano. E que a aprendizagem é construída de forma gradativamente através das experiências dos alunos por meio de atividades realizadas com a prática. As crianças e os adolescentes devem ser estimulados para terem a capacidade de raciocinar, pensar e buscar soluções para problemas sozinhos através da observação, da troca de experiência e de novas opiniões para desenvolverem o aspecto cognitivo. |
Keywords: | Arte marcial Luta Educação Física escolar Aspecto cognitivo |
Citation: | SANTOS, Letícia da Costa. A melhoria do aspecto cognitivo em crianças e adolescentes por meio da prática de artes marciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13146 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
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