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metadata.dc.type: TCC
Title: A melhoria do aspecto cognitivo em crianças e adolescentes por meio da prática de artes marciais
Authors: Santos, Letícia da Costa
metadata.dc.identifier.orientador: Custódio, Rômulo de Abreu
Abstract: O termo luta pode abranger diversas definições dependendo de onde e como é aplicada. Para tal, na presente pesquisa este termo relaciona-se com as atividades direcionadas às artes marciais devidamente sistematizadas (CORREA, 2009). O objetivo do presente trabalho é analisar os benefícios da prática das artes marciais sobre o aspecto cognitivo em crianças e adolescentes. O estudo sobre “Analisar a melhoria do aspecto cognitivo em crianças e adolescentes por meio da prática de artes marciais”. Foi realizado mediante revisão bibliográfica de vários artigos científicos entre 1990 a 2017 e legislações brasileiras que regem a Educação Física escolar. O que torna esse trabalho uma pesquisa de cunho exploratório. As bases de dados utilizadas foram: Google Acadêmico, EFDeportes, Scielo, Lilacs e livros. Através desses sites foram realizadas várias buscas e leituras sobre artigos acerca do tema para interpretação e analisar os dados colhidos. As artes marciais devem ser trabalhadas como estratégias que não visem somente à técnica, mas também de forma lúdica para que os alunos possam aprender vivenciando os aspectos culturais da luta, aprendendo a ter respeito, disciplina de forma que sintam prazer através do jogo. Durante as aulas de lutas o aspecto cognitivo é exercido através de situações que exijam que o aluno elabore ou construa estratégias, aproprie- se das regras, avalie, decida, observe e reconheça tudo que é passado (SOUSA, TÁCIO 2010). Conclui-se no presente estudo que o aspecto cognitivo é a capacidade do indivíduo de julgar, aprender, raciocinar e interpretar as ações do cotidiano. E que a aprendizagem é construída de forma gradativamente através das experiências dos alunos por meio de atividades realizadas com a prática. As crianças e os adolescentes devem ser estimulados para terem a capacidade de raciocinar, pensar e buscar soluções para problemas sozinhos através da observação, da troca de experiência e de novas opiniões para desenvolverem o aspecto cognitivo.
Keywords: Arte marcial
Luta
Educação Física escolar
Aspecto cognitivo
Citation: SANTOS, Letícia da Costa. A melhoria do aspecto cognitivo em crianças e adolescentes por meio da prática de artes marciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13146
Issue Date: 2018
Appears in Collections:EDF - Graduação

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