Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13163
metadata.dc.type: TCC
Title: A saúde como conteúdo das aulas de Educação Física escolar
Authors: Sousa, Eduardo Francisco Nascimento
metadata.dc.identifier.orientador: Dantas, Renata Aparecida Elias
Abstract: Tem sido um desafio ter a temática saúde como parte do conteúdo das aulas de educação física escolar, uma vez que o profissional precisa garantir uma aprendizagem plena dos alunos. O estudo teve como objetivo verificar se o tema saúde é aplicado durante as aulas de educação física escolar e de que forma é compreendido pelos professores. A amostra foi composta por quinze professores que lecionavam a disciplina Educação Física em escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Os dados foram coletados através de um questionário composto de 5 questões objetivas e 3 discursivas. O estudo mostrou que 93% dos professores responderam que suas aulas são direcionadas para a melhoria da saúde dos alunos e somente 7% responderam que não. 33% dos professores responderam que a atividade física, sozinha ou como fator principal, pode causar melhoria da saúde, e 67% dos professores responderam que não. Conclui-se que o tema da saúde está presente nas aulas de educação física e os professores possuem conhecimento acerca do tema. Porém é preciso um direcionamento mais amplo sobre os assuntos relacionadas à saúde, trazendo questões voltadas ao cotidiano dos alunos e não somente à prática desportiva.
Keywords: Educação Física escolar
Esporte
Qualidade de vida
Componente curricular
Citation: SOUSA, Eduardo Francisco Nascimento. A saúde como conteúdo das aulas de Educação Física escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13163
Issue Date: 2018
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21652327.pdf2.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.