Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13182
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Metodologias de inclusão para alunos com deficiência visual no âmbito escolar |
Authors: | Oliveira, Caio Marco Queiroga de |
metadata.dc.identifier.orientador: | Santos, Tácio |
Abstract: | A presente pesquisa tem como objetivo trazer referências bibliográficas a fim de compreender todo um processo de inclusão de deficientes visuais no âmbito escolar, metodologias inclusivas, o papel da escola e dos docentes envolvidos, suas capacitações necessárias para um melhor proveito do andamento individual de cada aluno, o papel do estado em relação às questões administrativas e estruturais necessárias para receber pessoas com necessidades educativas especiais em classes regulares, pois o Estado deve se comprometer com a inclusão e oferecer mecanismos que permitam as escolas e os profissionais da educação estarem preparados para lidar com situações como estas. Os resultados da pesquisa constataram uma falha no que se refere à formação continuada de professores, o que acarreta em despreparo e desconhecimento de certas necessidades individuais dos alunos portadores de necessidades especiais, bem como a deficiência visual. Projetos de ação em conjunto de um corpo docente se fazem necessários para encontrar caminhos metodológicos para receber alunos deficientes visuais sem que o exclua do convívio com alunos ditos “normais” pela sociedade. A inclusão deve ser projetada de uma forma igualitária, e de suma importância para ambas às partes, sendo comprovado o benefício da aprendizagem em conjunto, do respeito ao próximo, do conhecimento das limitações dos colegas em sala e um convívio harmonioso entre os alunos. Sendo assim, a Educação física propicia a inclusão de diversas maneiras, através do lúdico e do trabalho que desenvolve suas capacidades físicas básicas, necessárias para uma formação autônoma do deficiente visual, refletindo em sua vida diária, em seu cognitivo e em seu psicológico. |
Keywords: | Deficiência visual Inclusão escolar Educação especial Atividade física Educação Física |
Citation: | OLIVEIRA, Caio Marco Queiroga de. Metodologias de inclusão para alunos com deficiência visual no âmbito escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13182 |
Issue Date: | 2017 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21908492.pdf | 1.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.