Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13299
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise e aceitação da utilização de pancs na receita de pão com ora-pro-nóbis em jovens de um Centro Universitário de Brasília
Authors: Magalhães, Flávia Evellyn Lemos
metadata.dc.identifier.orientador: Maynard, Dayanne da Costa
Abstract: As Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCS, são plantas que podem ser consumidas na alimentação, mas não são por falta de conhecimento. A PANC escolhida para esse estudo foi a Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller) que apesar de poucos estudos sobre tal planta, apresenta alto teor de nutrientes, como vitaminas e minerais necessários para saúde humana. Além de ser uma possível e boa fonte de proteína para indivíduos que adotam uma dieta isenta de alimentos de origem animal. Pode ser introduzida de diversas maneirais na alimentação contemporânea, assim esse trabalho traz possíveis formas de consumir a Pereskia aculetada Miller. Teve como objetivo analisar a aceitação da utilização de PANC – Ora-pro-nóbis – na receita de pão entre jovens de um Centro Universitário de Brasília. Foi um estudo do tipo experimental com 32 indivíduos. Foi aplicado um teste de preferência, com duas amostras de pães, o tradicional e o com adição de Ora-pro-nóbis. O resultado foi uma maior aceitação da amostra de pão com a adição da planta (aproximadamente 60% dos participantes disseram que provavelmente comprariam esse produto) à amostra de pão tradicional. Conclui-se que o grupo analisado não conhecia a PANC e seus benefícios nutricionais, contudo podem vir a utilizar em suas dietas por ter tido uma boa aceitação da receita com acréscimo da Ora-pro-nóbis.
Keywords: Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCS
Nutriente
Análise sensorial
Ora-pro-nóbis
Citation: MAGALHÃES, Flávia Evellyn Lemos. Análise e aceitação da utilização de pancs na receita de pão com ora-pro-nóbis em jovens de um Centro Universitário de Brasília. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13299
Issue Date: 2018
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21553331.pdf417.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.