Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13324
metadata.dc.type: TCC
Title: Esqueceram de mim: e a correção dos valores a título de indenização dentro da Convenção de Montreal: por que não “adotá-la”?
Authors: Mattäus, Paula Cristina Macêdo
metadata.dc.identifier.orientador: Costa, José Pedro Brito da
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo apresentar as omissões decorrentes da não aplicação de correções aos valores praticados - a título de reparação - dentro das Convenções de Varsóvia e de Montreal -, além dos montantes oferecidos, com igual referência, pelo Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer), de 19 de dezembro de 1986, que ainda são descritos tendo como referência índice extinto desde o último ano da década de 1980. Para atingir os objetivos, foram realizadas pesquisas bibliográficas qualitativas, utilizando livros, artigos físicos e digitais; a pesquisa também se classifica como exploratória, visando proximidade com o tema. No decorrer da monografia, foi apresentado que apesar da temática da Convenção de Roma, a referida carrega a previsão de que, em caso de morte ou lesão corporal, o valor global a ser conferido às vítimas de eventos danosos é de 500.000 francos - ouro Poincaré, valor maior que o de Montreal. Por fim, dentro do apresentado, há a demonstração de que as correções dos valores e a atualização do índice, contido no CBAer, - para que correspondam aos anseios de todos os interessados – fazem – se mais que necessárias, uma vez que encontram disposições dentro da Convenção de Montreal, de 1999, para tal – destacadas pelo artigo 24 – e que suas aplicações vão ao encontro da conferência de direitos e a continuidade de sua utilização, de modo a evitar um eventual fracionamento.
Keywords: Convenção de Varsóvia
Convenção de Montreal
Recurso extraordinário
STF
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Direito aeronáutico
Aviação civil
Citation: MATTÄUS, Paula Cristina Macêdo. Esqueceram de mim: e a correção dos valores a título de indenização dentro da Convenção de Montreal: por que não “adotá-la”? 2019. Monografia (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13324
Issue Date: 7-May-2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21268003.pdf645.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.