Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13382
metadata.dc.type: TCC
Title: Violação à laicidade do Estado e colisão de direitos fundamentais: uma análise sobre os efeitos do julgamento da ADI Nº 443
Authors: Miranda, Thiago Caixeta de Queiroz
metadata.dc.identifier.orientador: Mello, Rodrigo Pereira de
Abstract: O presente trabalho tem o objetivo de fazer uma análise sobre os efeitos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4439 (ADI), ação esta que requeria a declaração de inconstitucionalidade do preceito legal que permite o ensino religioso em sua modalidade confessional nas escolas públicas, constante no Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, tratando-se de um modelo de ensino cujo conteúdo pode seguir os ensinamentos de uma religião específica. Assim sendo, a discussão versará sobre a incompatibilidade dessa forma de ensino nas escolas públicas com a laicidade do Estado. Além de abordar essa problemática, se levantará a hipótese em que, diante da liberdade de cátedra do professor e da liberdade religiosa do aluno, possa haver um cenário de colisão de direitos fundamentais em sala de aula. Para isso, se conceituará, em um primeiro momento, como o princípio laicidade é entendido no Brasil; após isso, tratará do acordo entre o Brasil e a Igreja Católica que instituiu o ensino religioso confessional nas escolas públicas, bem como o contexto histórico deste ensino no país, seguida pela análise das liberdades que estão inseridas na problemática do trabalho; por fim, será realizada uma análise sobre os argumentos que levaram ao entendimento do Supremo Tribunal Federal de permitir o ensino religioso confessional, seguido por um exercício hipotético sobre os possíveis efeitos que possam ocorrer desta decisão.
Keywords: Estado Laico
Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil
Colisão de direitos fundamentais
Liberdade de expressão
Liberdade religiosa
Liberdade de cátedra
Citation: MIRANDA, Thiago Caixeta de Queiroz. Violação à laicidade do estado e colisão de direitos fundamentais: uma análise sobre os efeitos do julgamento da ADI Nº 443. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13382
Issue Date: 2019
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21486686.pdf711.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.