Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13440
metadata.dc.type: TCC
Title: Instagram: possíveis influências na construção dos padrões hegemônicos de beleza entre mulheres jovens
Authors: Vieira, Anny Gabrielly Alves
metadata.dc.identifier.orientador: Madureira, Ana Flávia do Amaral
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo investigar de que forma as postagens feitas nas redes sociais como Instagram podem influenciar na construção da autoimagem de mulheres jovens. Quanto à metodologia, a pesquisa se inspirou na Epistemologia Qualitativa proposta por González Rey. Foram realizadas seis entrevistas individuais semiestruturadas de forma integrada a apresentação de imagens com mulheres com idade entre 18 e 30 anos que tenham uma conta ativa no Instagram. Para a análise das informações construídas nas entrevistas utilizou-se o método da análise de conteúdo. Após a transcrição das entrevistas foram elaboradas três categorias analíticas temáticas, a saber: 1) Gênero e corporeidade no Instagram, 2) Padrões estéticos hegemônicos difundidos no Instagram, 3) Efeitos das postagens realizadas no Instagram na autoimagem e na autoestima de mulheres jovens. Identificou-se na fala das participantes que, muitas vezes, os conteúdos apresentados no Instagram podem reforçar alguns estereótipos de gênero e padrões estéticos hegemônicos. Nessa perspectiva, também foi possível identificar através da percepção das participantes como o contato com alguns tipos de postagens podem ser prejudiciais para a autoestima e autoimagem.
Keywords: Redes sociais
Instagram
Padrões estéticos hegemônicos
Autoimagem
Citation: VIEIRA, Anny Gabrielly Alves. Instagram: possíveis influências na construção dos padrões hegemônicos de beleza entre mulheres jovens. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13440
Issue Date: 2019
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21484866.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.