Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13896
metadata.dc.type: TCC
Title: Efeito do uso de instrução, modelação em vídeo e modelagem sobre o comportamento de elogiar e corrigir de professores de Educação Física
Authors: Braga, Luiza Santos
metadata.dc.identifier.orientador: Moreira, Márcio Borges
Abstract: Esse trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos do uso de diferentes técnicas da Análise do Comportamento, focando no uso de vídeo, sobre a frequência do comportamento de reforçar em contexto de treino esportivo conduzido por professores. Para tanto, participaram três professores de Educação Física que estavam atuando em escolas, públicas e particulares, da educação infantil ao ensino médio. Foram realizadas com cada participante uma sessão de linha de base e três intervenções. Na Condição de Instrução, os participantes assistiram a um vídeo que continham informações sobre princípios da Análise do Comportamento. Na Condição de Modelação em vídeo, assistiram a um vídeo de um professor executando de maneira eficaz os comportamentos de reforçar os comportamentos de alunos. Na Condição de Modelagem, os participantes assistiram a um vídeo e lhes era dado uma instrução, e durante o período do vídeo os comportamentos dos mesmos eram reforçados pela pesquisadora quando realizavam os comportamentos desejados. Ademais, após cada intervenção ocorreu uma volta à linha de base para registro de possíveis efeitos. Ao final de todas as intervenções e linhas de bases os participantes foram solicitados a assistirem a um vídeo que continha imagens de um contexto diferente do apresentado nas outras fases para se avaliar a generalização dos mesmos. De maneira geral, os resultados apontam que os procedimentos foram eficazes para o aumento no número de emissões de comportamentos reforçadores como elogios e encorajamentos e na diminuição do tempo em que a consequência era apresentada, além da diminuição no uso de correções parciais. Desse modo, os dados apontam para a efetividade de um procedimento breve utilizando-se vídeos obtidos gratuitamente na internet, além de ser possível a aplicação desse estudo em maior escala já que o mesmo demanda menos tempo de execução, e foi-se obtidos resultados condizentes com a literatura.
Keywords: Educação física
Modelagem
Modelação em vídeo
Instrução
Treinamento de professor
Citation: BRAGA, Luiza Santos. Efeito do uso de instrução, modelação em vídeo e modelagem sobre o comportamento de elogiar e corrigir de professores de Educação Física. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13896
Issue Date: Dec-2019
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21501684.pdf491.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.