Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14206
metadata.dc.type: TCC
Title: Direito espacial no Brasil: a importância da criação de legislação específica para o desenvolvimento do setor espacial brasileiro
Authors: Parente, Cecília de Paula Torres
metadata.dc.identifier.orientador: Medeiros, Rodrigo Augusto Lima de
Abstract: A presente monografia investiga a situação do Direito Espacial no Brasil, em específico no que tange aos requisitos legislativos para o desenvolvimento do setor espacial, particularmente no contexto do Centro de Lançamento de Alcântara. Para tanto, formulam-se questionamentos propulsores, em forma de objetivos específicos, que resultaram na estrutura de três parágrafos assim desenvolvidos para respondêlos: 1) O Programa Espacial Brasileiro - PEB; 2) Os mecanismos para o fortalecimento do PEB; 3) A necessidade de lei específica para o Programa Espacial Brasileiro. Quanto à metodologia, utiliza-se uma abordagem objetiva, baseada em documentos legais, que possibilitem a consistência da análise. Ademais, busca-se o conteúdo de diferentes autores para uma reflexão exploratória e descritiva. Durante o desenvolvimento da pesquisa, vislumbra-se a necessidade de elaborar uma lei federal para regulamentar o setor espacial de forma a proporcionar segurança jurídica. Por fim, como sugestão de futuras pesquisas, propõem-se novos temas correlatos. Entre eles, cita-se possível pesquisa sobre qual seria um plano de negócios adequado ao caso do Centro de Lançamento de Alcântara e quais mecanismos jurídicos poderiam auxiliar na sua implementação.
Keywords: Direito espacial
Engenharia aeroespacial
Programa espacial brasileiro
Missão espacial completa Brasileira
Centro de lançamento de alcântara
Publisher: UniCEUB
Citation: PARENTE, Cecília de Paula Torres. Direito espacial no Brasil: a importância da criação de legislação específica para o desenvolvimento do setor espacial brasileiro. 2020. Monografia (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14206
Issue Date: 2020
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cecília Parente 21553229.pdf318.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.