Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14461
metadata.dc.type: TCC
Title: Perfil alimentar e nutricional de degustados profissionais de cerveja artesanal e/ou especial do Distrito Federal
Authors: Amorim Júnior, Ernandes Santos
Siqueira, Lucas de Almeida
Abstract: Objetivo: analisar o perfil nutricional e alimentar dos degustadores profissionais de cerveja artesanal e/ou especial residentes no Distrito Federal. Métodos: Trata-se uma pesquisa qualitativa experimental, na qual foram entrevistados 10 degustadores profissionais de cerveja, do sexo feminino e masculino, que moram no Distrito Federal. O IMC foi realizado por meio do peso autoreferido. Além disso, foram realizadas perguntas sobre hábitos de vida, como consumo de frutas e hortaliças e a prática de atividade física; bem como foi aplicado um recordatório de 24 horas e uma avaliação do consumo alcoólico por meio do instrumento AUDIT-C. Resultados: A amostra foi composta por 10 indivíduos com mais de 18 anos. De acordo com o estado nutricional, 30% foram classificados como eutróficos, 60% como sobrepeso e 10% com obesidade nível 1. Em relação a distribuição dos macronutrientes da dieta dos participantes ficou distribuída em 42% do total de carboidratos, 25% de lipídios e 23% de proteínas (1,33g/kg), e uma ingestão média de fibras totais de 14,68g; com um consumo médio de 2.744,02 kcal, sendo a relação GET/VET de 1,6 e o valor médio de relação KCAL/KG de 22,17 com. O consumo médio de álcool foi de 49,3g/dia, classificando os participantes como bebedores problemáticos de acordo com o AUDIT-C. Em contrapartida, 70% dos participantes praticam mais de 150 minutos por semana de atividades físicas e 70% também consomem no mínimo cinco porções de frutas e hortaliças por dia. Além disso, 60% não consomem refrigerante e apenas 20% fumam. Todos os participantes tiveram uma auto-percepção do estado de saúde positiva, sendo 20% percebido como muito bom; 10% como regular e 70% como bom. Por último, todos os profissionais afirmaram que o contexto da pandemia causada pelo COVID-19 impactou suas rotinas, onde as mudanças mais comuns relatadas foram o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, assim como o consumo de fast-food e a diminuição da prática de atividade física. Conclusão: Conclui-se que os degustadores profissionais de cerveja artesanal e/ou especial do Distrito Federal analisados estão predominantemente em sobrepeso e obesidade segundo IMC, e que as dietas são hipocalóricas, hipoglicidicas, normolipidicas e hiperproteicas. Além disso, os participantes apresentaram ter consciência do consumo abusivo de álcool, que piorou com a pandemia do COVID-19, e suas consequências para a saúde. No entanto, estes profissionais adotam hábitos de vida saudáveis como o consumo adequado de frutas e hortaliças, assim como a pratica de atividade física com o intuito de minimizar os danos causados pelo álcool. Por fim, por não apresentarem nenhum tipo de patologia e adotarem estes hábitos saudáveis, os participantes possuem uma auto-percepção positiva do estado de saúde.
Keywords: Perfil nutricional
Profissão
Cerveja
Saúde
Publisher: UniCEUB
Citation: AMORIM JÚNIOR, Ernandes Santos.; SIQUEIRA, Lucas de Almeida. Perfil alimentar e nutricional de degustados profissionais de cerveja artesanal e/ou especial do Distrito Federal. 2020. Monografia (Bacharelado em Nutrição) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14461
Issue Date: 2020
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas siqueira e Ernandes amorim.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.