Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14613
metadata.dc.type: TCC
Title: Influência da participação nas aulas de Educação Física escolar durante a infância nos hábitos de vida de adultos
Authors: Colombelli, Natália Leite
Rocha, Gabriel Carvalho
metadata.dc.identifier.orientador: Lima, Filipe Dinato de
Abstract: O objetivo deste estudo foi investigar a influência da participação nas aulas de Educação Física Escolar nos hábitos de vida de adultos. Todas as pessoas incluídas na pesquisa responderam um questionário dividido em duas partes: a primeira acerca da adesão à prática de atividade física na infância e na adolescência e a participação nas aulas de Educação Física Escolar nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, e no Ensino Médio. Já a segunda parte contemplou as características individuais e hábitos de vida, tais como a presença de sobrepeso ou obesidade, o consumo de bebidas alcoólicas, o hábito tabagista e a prática de atividade física atual. Fizeram parte deste estudo 287 pessoas, das quais 59,3% consomem bebida alcoólica atualmente, 6,97% fumam cigarro atualmente e 81,53% praticam algum exercício físico ou esporte. Sendo que 96,5%, 94,8% e 76,5% participaram, respectivamente, das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e Ensino médio. Concluímos que a participação nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e no Ensino Médio não influencia os hábitos de vida na vida adulta. Com base nessa constatação é necessário propor uma revisão das práticas pedagógicas para que se tenha uma atuação efetiva na formação de hábitos saudáveis. Novos estudos precisam ser feitos para confirmar esta hipótese e contribuir para a formação dessas novas estruturas metodológicas.
Keywords: Educação Física escolar
Hábitos de vida
Atividade física
Citation: COLOMBELLI, Natália Leite; ROCHA, Gabriel Carvalho. Influência da participação nas aulas de Educação Física escolar durante a infância nos hábitos de vida de adultos. 2020. Monografia (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14613
Issue Date: Nov-2020
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC 22020 NATALIA E GABRIEL.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.